quinta-feira, 13 de abril de 2023

O STM (Specific transmission module) e o CONVEL

 



Esta é uma recente notícia, a  formação dum consórcio para a construção dum STM que faça a leitura das balizas CONVEL existentes (com informação dos sinais) e sem disponibilidade de peças de reserva, e a converta em mensagens para o equipamento novo ETCS (ou ERTMS). 
O objetivo da IP é poder circular os novos comboios (obrigatoriamente com ETCS) nas linhas existentes com CONVEL; os comboios antigos também poderão circular nas linhas existentes equipadas com balizas CONVEL como atualmente mas só poderão circular nas linhas novas com balizas ETCS depois de equipados com o ETCS.
Trata-se de uma decisão como consequência da decisão da IP de  manter o CONVEL e que os novos comboios circulem nas linhas antigas.
É uma decisão aceitável, que foi adotada e funciona na Noruega, mas pessoalmente sou contra. Preferiria nas linhas mais antigas só circularem comboios só com CONVEL até à sua retirada e nas linhas novas só comboios com ETCS. Um pouco como linhas de bitola ibérica para comboios antigos, linhas de bitola UIC para comboios novos, pequenos troços em que tiver de haver partilha, teria de se ter a solução STM para reduzido número de comboios (a propósito, extensão dos troços ferroviários em Espanha: bitola ibérica 11.211 km, bitola UIC 3.030 km, via de 3 carris 245 km) 
Descrição do sistema

EVC - European Vital Computer, incluindo o software do ETCS


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