quarta-feira, 29 de maio de 2024

Descarrilamento na estação Alvalade em 24 de maio de 2024 - hipótese de explicação

 

 

 

Descarrilamento na estação Alvalade em 24 de maio de 2024

                               hipótese de explicação

 

1 - Pela observação do vídeo (necessário fazer pausa) a primeira carruagem está fora dos carris mas paralela ao eixo da via      https://x.com/UnderLX/status/1793981602118398178?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Etweet 

2 - Considerando o comprimento da carruagem, a distancia a que ficou do cais e a distancia da TJD ao cais, terão descarrilado 3 bogies, os 2 da primeira carruagem e o primeiro da segunda carruagem

3 – o considerando anterior permite supor que o descarrilamento ocorreu por galgamento da lança curva da TJD posicionada para o itinerário de convergência duma via adjacente com a via principal onde circulava o comboio que descarrilou (ver o primeiro  desenho abaixo)

4 – sendo o itinerário incompatível com a posição das agulhas, o sinal de manobra teria de estar vermelho e, estando em exploração com passageiros, a circulação estaria a fazer-se em marcha especial com guarnecimento da agulha por um operador e com velocidade baixa, o que limitou os danos na via e no comboio, mitigando a gravidade da ocorrência

5 – se a exploração se estava a fazer em marcha especial, o encravamento da sinalização (interlocking) teria detetado antes uma condição na via incompatível com a segurança inviabilizando o estabelecimento de itinerários e sinais verdes

6 – causas possíveis para o anterior são muitas vezes intervenções noturnas ao nível da sala de sinalização do encravamento ou ao nível da via

7 – intervenções na sala de sinalização por causas do seu exclusivo foro são normalmente dadas por concluídas e declarada a possibilidade de exploração em condições normais com comunicação ao posto central

8 – ora a circulação não estava a ser feita em condições normais  o que suscita a hipótese da causa do estado do encravamento ser externa aos circuitos de sinalização, portanto ou presença de corpos estranhos nos aparelhos de via, ou fratura de componentes seus ou movimentação de veículos em trabalhos de manutenção noturna que tenham danificado  aparelhos de via

9 – por razões estatísticas neste tipo de avarias, a hipótese mais provável é a última, de circulação intempestiva de veículos de manutenção danificando aparelhos de via, mas não o aparelho que acabou por provocar o descarrilamento quando se estava em circulação de marcha especial

10 – junta-se o esquema da TJD com a posição provável das lanças que provocou o galgamento da lança curva e o desvio para a direita pela lança reta, na posição de convergência da via adjacente com a via principal (movimento de B para C)





 

 



 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário