Descarrilamento
na estação Alvalade em 24 de maio de 2024
hipótese de explicação
1 - Pela observação do vídeo (necessário fazer pausa) a primeira carruagem está fora dos carris mas paralela ao eixo da via https://x.com/UnderLX/status/1793981602118398178?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Etweet
2 - Considerando o comprimento da carruagem, a distancia a
que ficou do cais e a distancia da TJD ao cais, terão descarrilado 3 bogies, os
2 da primeira carruagem e o primeiro da segunda carruagem
3 – o considerando anterior permite supor que o
descarrilamento ocorreu por galgamento da lança curva da TJD posicionada para o
itinerário de convergência duma via adjacente com a via principal onde
circulava o comboio que descarrilou (ver o primeiro desenho abaixo)
4 – sendo o itinerário incompatível com a posição das
agulhas, o sinal de manobra teria de estar vermelho e, estando em exploração
com passageiros, a circulação estaria a fazer-se em marcha especial com
guarnecimento da agulha por um operador e com velocidade baixa, o que limitou
os danos na via e no comboio, mitigando a gravidade da ocorrência
5 – se a exploração se estava a fazer em marcha especial, o
encravamento da sinalização (interlocking) teria detetado antes uma condição na
via incompatível com a segurança inviabilizando o estabelecimento de
itinerários e sinais verdes
6 – causas possíveis para o anterior são muitas vezes
intervenções noturnas ao nível da sala de sinalização do encravamento ou ao
nível da via
7 – intervenções na sala de sinalização por causas do seu
exclusivo foro são normalmente dadas por concluídas e declarada a possibilidade
de exploração em condições normais com comunicação ao posto central
8 – ora a circulação não estava a ser feita em condições
normais o que suscita a hipótese da
causa do estado do encravamento ser externa aos circuitos de sinalização,
portanto ou presença de corpos estranhos nos aparelhos de via, ou fratura de
componentes seus ou movimentação de veículos em trabalhos de manutenção noturna
que tenham danificado aparelhos de via
9 – por razões estatísticas neste tipo de avarias, a
hipótese mais provável é a última, de circulação intempestiva de veículos de
manutenção danificando aparelhos de via, mas não o aparelho que acabou por
provocar o descarrilamento quando se estava em circulação de marcha especial
10 – junta-se o esquema da TJD com a posição provável das
lanças que provocou o galgamento da lança curva e o desvio para a direita pela
lança reta, na posição de convergência da via adjacente com a via principal
(movimento de B para C)
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