terça-feira, 21 de maio de 2024

Em maio de 2024, junto da estação de Cais do sodré da linha de Cascais, obras do metropolitano

 

Em 19 de março de 2024 a subestação de tração da linha de Cascais no Cais de Sodré ficou fora de serviço na sequência de um corte de cabos nas obras do metro. Desconhecem-se os resultados do inquérito anunciado:                                                             https://fcsseratostenes.blogspot.com/2024/03/incendio-em-19mar2024-na-subestacao-de.html

Em 16 de maio de 2024 decorriam trabalhos de instalação de estacas de contenção dos terrenos, de natureza de aterro, para a ligação do túnel do metro de Santos a Cais de Sodré.

Juntam-se fotos comprovativas de que os trabalhos decorrem ao mesmo tempo da circulação de comboios da linha de Cascais, estimando uma distância de 15 metros entre o eixo de perfuração e a passagem do comboio. Na zona de trabalhos existe ainda o risco de colisão de máquinas em manobra com um poste de sustentação da catenária.

Deixa-se registada a discordância com estas condições de trabalho. Por razões de segurança a circulação de comboios devia estar suspensa e reforçados meios alternativos para transbordo de passageiros. Este é um princípio de segurança que já antes do acidente de março de 2024 devia ter sido respeitado. Reitera-se ainda a crítica à ausência de informação concreta.


   

Máquina de perfuração e sondagens para instalação de estacas de contenção em ação junto da linha de Cascais em 16mai2024:
https://1drv.ms/v/s!Al9_rthOlbwez3jLCRmSbYzpiFg_                ou:






comboio no sentido para Cascais; poste de sustentação de uma catenária no mesmo recinto de trabalho de máquinas 

comboio no sentido para Cais do Sodré

perfuradora para instalação das estacas



vista no sentido para Cais do Sodré

PS -
operação de betonagem de uma estaca em 27mai2024




Foto em 11jun2024: temos mais uma grua neste recinto; mantem-se a proximidade com a circulação dos comboios e com um cabo de sustentação dum poste da catenária  



    
video  em 11jun2024

 
video em 11jun2024



                video em  2 de julho de 2024; dada a proximidade da perfuradora para estacas com a circulação dos comboios e mantendo-se a não divulgação das causas e circunstancias do acidente de março de 2024, considero incompatível a continuação das obras e a circulação dos comboios o que implicaria  a implementação de transbordo em autocarro na estação Santos, com ligação ao metro em Cais do Sodré e Terreiro do Paço. A complexidade da obra era conhecida muito antes da sua aprovação quando foi proposta e recusada a correspondência da linha de Cascais com o metro em Alcântara Mar.




foto em 2 de julho de 2024
























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