Em 19 de março de 2024 a subestação de tração da linha de Cascais no Cais de Sodré ficou fora de serviço na sequência de um corte de cabos nas obras do metro. Desconhecem-se os resultados do inquérito anunciado: https://fcsseratostenes.blogspot.com/2024/03/incendio-em-19mar2024-na-subestacao-de.html
Em 16 de maio de 2024 decorriam trabalhos de instalação de estacas de contenção dos terrenos, de natureza de aterro, para a ligação do túnel do metro de Santos a Cais de Sodré.
Juntam-se fotos comprovativas de que os trabalhos decorrem ao mesmo tempo da circulação de comboios da linha de Cascais, estimando uma distância de 15 metros entre o eixo de perfuração e a passagem do comboio. Na zona de trabalhos existe ainda o risco de colisão de máquinas em manobra com um poste de sustentação da catenária.
Deixa-se registada a discordância com estas condições de trabalho. Por razões de segurança a circulação de comboios devia estar suspensa e reforçados meios alternativos para transbordo de passageiros. Este é um princípio de segurança que já antes do acidente de março de 2024 devia ter sido respeitado. Reitera-se ainda a crítica à ausência de informação concreta.
Máquina de perfuração e sondagens para instalação de estacas de contenção em ação junto da linha de Cascais em 16mai2024:
https://1drv.ms/v/s!Al9_rthOlbwez3jLCRmSbYzpiFg_ ou:
comboio no sentido para Cascais; poste de sustentação de uma catenária no mesmo recinto de trabalho de máquinas |
comboio no sentido para Cais do Sodré |
perfuradora para instalação das estacas |
vista no sentido para Cais do Sodré |
PS -
Foto em 11jun2024: temos mais uma grua neste recinto; mantem-se a proximidade com a circulação dos comboios e com um cabo de sustentação dum poste da catenária |
foto em 2 de julho de 2024 |
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