sábado, 15 de junho de 2024

Comparando as propostas da alta velocidade pela margem esquerda e direita na ligação Porto-Lisboa

Interessante a proposta recentemente divulgada de um traçado da linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa  por Santarem e a margem esquerda do Tejo, divergindo do traçado da IP de Pombal para sul
Ligação para a proposta pela margem esquerda do Tejo desde Santarem

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/grupo-de-engenheiros-desafio-governo-a-avaliar-percurso-alternativo-para-o-tgv-que-dizem-mais-r%C3%A1pido-e-mais-barato/vi-BB1o0gDg?ocid=mailsignout&pc=U591&cvid=ae5e1ab3d4e34eef909acf80e2687f10&ei=37

Admitindo que nesta proposta a distancia Soure-NAL é aproximadamente igual à distancia Soure-Gare do Oriente (cerca de 155km) pelo traçado da IP  por Carregado, teremos de contar com mais 40km (pela TTT Beato Montijo) ou 50 km (por Chelas-Barreiro) para se atingir a Gare do Oriente. 

Em resumo, Porto-Lisboa 290 km pelo Carregado e margem direita do Tejo.

Alternativa proposta por Santarém e margem direita:  Porto-Lisboa 330 km (por Beato-Montijo) ou 340 km (por Chelas-Barreiro). 

A proposta da CTI do NAL propõe também a ligação Porto-Lisboa pela margem esquerda, mas com travessia do Tejo em Carregado conduzindo aproximadamente à mesma diferença de percursos entre a margem direita e a margem esquerda, considerando que entre o Carregado e a Gare do Oriente e o Carregado e o NAL a distancia é aproximadamente a mesma (32 km). 

Analisando melhor, pela margem direita temos 32 km assim distribuídos  com indicação de km, de preços unitários e parciais:
Tunel 19 x 100 = 1900 M
Viaduto  13 x 40 = 520 M€
________________________
                             2420 M€  ~ 2500 M€


Pela margem esquerda temos entre o Carregado e o NAL os mesmos 32km, assim distribuidos:
Ponte   5 X 100 = 500 M€
Viadutos  23 x 40 = 920 M€       
(não vão criar-se barreiras na lezíria com troços ao nível da superfície, nem pensar, os viadutos são necessários considerando a classificação do território e a natureza da sua ocupação)
Túnel NAL 2 X 100 = 200 M€
Trincheira NAL 2 x 20 = 40 M€
__________________________
                                 1660 M€ ~ 1700 M€

Isto é,     diferença é ~800 M€

Agora vamos ver as externalidades:
Estimativa AV Porto-Lisboa  10 M passageiros /ano
Consumo energia primária  160 Wh/pass-km
Percurso adicional pela margem esquerda 40 km pela TTT Beato-Montijo, 50 km por Chelas-Barreiro
Estimativa em energia adicional por  Beato-Montijo:      (estou a contabilizar apenas os valores para Porto-Lisboa)
10 M x 40 X 0,16 kWh = 64 M kWh / ano     (ou 64 GWh , 2/3  do consumo anual do metro)
Custo adicional energia a 10 cents o kWh:
6,4 M€/ano

Tempo de percurso adicional (limite de velocidade nas curvas apertadas das travessias do Tejo e do NAL) : 15minutos
Valor da hora do passageiro: 10€
10 M pass x  0,25 h x 10 €/pass-h = 25 M€

Isto é, temos uma poupança  de cerca de 30 M€ por ano pela margem direita em termos de operação. Ou em menos de 30 anos diluiu-se o prejuízo.
Não esquecer ainda que a quadruplicação da linha suburbana, se se quiser fazer a coisa a sério, implica um túnel de 5 km entre Alhandra e Vila Franca, ou mais 500 M€.


Eis por que não posso subscrever o traçado pela margem esquerda.

Ver também sobre a localização do NAL e a ligação de AV:       https://fcsseratostenes.blogspot.com/2024/03/mensagem-para-um-senhor-jornalista-que.html  



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