sábado, 22 de junho de 2024

Sobre o protesto da Medway contra a política ferroviária oficial

 

Protesto da MEDWAY em junho de 2024

https://www.tsf.pt/1928279485/medway-avisa-governo-empresa-pondera-sair-de-portugal-e-mudar-se-para-espanha/   

 

 

 

Pessoalmente, eu gostaria de ver no meu país um incumbente operador ferroviário de mercadorias. Por razões, para mim de incompreensão da dimensão do tema e de incompetência ao nível dos governos, não temos esse incumbente. Mas reconheço, sem preconceitos, que os operadores Medway e Captrain desempenham as suas funções de modo eficiente e são, como diz o diretor da Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias, indispensáveis para a economia do país.

Então, pondo de lado questiúnculas partidárias de um governo de um partido ser melhor ou pior do que o governo de outro partido, parece-me que seria interessante os técnicos da especialidade apoiarem os protestos da Medway e não apenas no cumprimento das medidas acordadas e não executadas. Numa altura em que finalmente é revelada a incapacidade da IP de desenvolver efetivamente a ferrovia em Portugal, sugiro o apoio à Medway nos seguintes temas:

1 – rápida satisfação das medidas referidas no protesto

2 - desenvolvimento de um plano faseado de aplicação do novo regulamento das redes TEN-T a Portugal, procurando cumprir os prazos e evitando as isenções, respeitando todos os parâmetros da interoperabilidade, incluindo a bitola 1435 mm e o ERTMS, tendo em vista a transferência de cargas rodoviárias para a ferrovia e o crescimento das exportações por modo ferroviário para a Europa além Pireneus

3 – rápida revisão da problemática da linha da Beira Alta dentro do objetivo do ponto 2, planeando a construção do corredor Aveiro-Almeida em linha nova dupla para tráfego misto com as caraterísticas de interoperabilidade plena, incluindo pendentes máximas de 1,2%

3 – a curto prazo, desenvolver o sistema de autoestradas ferroviárias (transporte por comboio, em vagões plataformas articuladas de 3 bogies e gabari P400, de camiões, semirreboques, caixas móveis) , numa primeira fase em bitola ibérica servindo as plataformas de Vitoria e de Valencia servidas por bitola europeia espera-se que em 2025

4 – simplificação do processo de certificação da plataforma de Lousado (descontaminação de solos)

5 – aceleração, para permitir a entrada das locomotivas Euro 6000 em Portugal, em cooperação com a ERA (Europeam Rail Agency), Hitachi Rail,  Siemens, Critical Software, Stadler, do processo de conclusão e certificação do STM (Specific Transmission Module para compatibilização ERTMS-CONVEL), mas com o respeito integral dos prazos determinados pelo novo regulamento (2030 para o ERTMS nos corredores principais e 2040 para o abate dos sistemas proprietários tipo CONVEL)   

 

 

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Notas

1 - registo de declarações do presidente da Medway, Carlos Vasconcelos, reconhecendo (i) que a existência de linhas em bitola europeia na península seria o ideal https://14-congresso.adfersit.pt/videos/      ver momento 1:22 ;  (ii) que 2 comboios por dia em Irun de bitola ibérica seria incomportável https://www.youtube.com/watch?v=VBhs7u2Q5XI&list=PLjW3hUKuSY4WgI4-cfKow8Y2ukE4W9O4O&index=4&t=1022s      ver momento 1.03.48 ; (iii)

https://www.railwaygazette.com/in-depth/freight-medway-takes-on-the-trucks/59909.article

ver o final da entrevista


2 - artigo no Portugal ferroviário sobre a IP








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