Protesto da MEDWAY em junho de 2024
Pessoalmente, eu gostaria de ver no meu país um incumbente
operador ferroviário de mercadorias. Por razões, para mim de incompreensão da
dimensão do tema e de incompetência ao nível dos governos, não temos esse incumbente.
Mas reconheço, sem preconceitos, que os operadores Medway e Captrain desempenham
as suas funções de modo eficiente e são, como diz o diretor da Associação
Portuguesa de Empresas Ferroviárias, indispensáveis para a economia do país.
Então, pondo de lado questiúnculas partidárias de um governo
de um partido ser melhor ou pior do que o governo de outro partido, parece-me
que seria interessante os técnicos da especialidade apoiarem os protestos da
Medway e não apenas no cumprimento das medidas acordadas e não executadas. Numa
altura em que finalmente é revelada a incapacidade da IP de desenvolver
efetivamente a ferrovia em Portugal, sugiro o apoio à Medway nos seguintes
temas:
1 – rápida satisfação das medidas referidas no protesto
2 - desenvolvimento de um plano faseado de aplicação do novo
regulamento das redes TEN-T a Portugal, procurando cumprir os prazos e evitando
as isenções, respeitando todos os parâmetros da interoperabilidade, incluindo a
bitola 1435 mm e o ERTMS, tendo em vista a transferência de cargas rodoviárias
para a ferrovia e o crescimento das exportações por modo ferroviário para a
Europa além Pireneus
3 – rápida revisão da problemática da linha da Beira Alta
dentro do objetivo do ponto 2, planeando a construção do corredor
Aveiro-Almeida em linha nova dupla para tráfego misto com as caraterísticas de
interoperabilidade plena, incluindo pendentes máximas de 1,2%
3 – a curto prazo, desenvolver o sistema de autoestradas
ferroviárias (transporte por comboio, em vagões plataformas articuladas de 3
bogies e gabari P400, de camiões, semirreboques, caixas móveis) , numa primeira
fase em bitola ibérica servindo as plataformas de Vitoria e de Valencia servidas
por bitola europeia espera-se que em 2025
4 – simplificação do processo de certificação da plataforma
de Lousado (descontaminação de solos)
5 – aceleração, para permitir a entrada das locomotivas Euro
6000 em Portugal, em cooperação com a ERA (Europeam Rail Agency), Hitachi Rail, Siemens, Critical Software, Stadler, do
processo de conclusão e certificação do STM (Specific Transmission Module para
compatibilização ERTMS-CONVEL), mas com o respeito integral dos prazos
determinados pelo novo regulamento (2030 para o ERTMS nos corredores principais
e 2040 para o abate dos sistemas proprietários tipo CONVEL)
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Notas
1 - registo de declarações do presidente da Medway,
Carlos Vasconcelos, reconhecendo (i) que a existência de linhas em bitola europeia
na península seria o ideal https://14-congresso.adfersit.pt/videos/ ver momento 1:22 ; (ii) que 2 comboios por dia em Irun de
bitola ibérica seria incomportável https://www.youtube.com/watch?v=VBhs7u2Q5XI&list=PLjW3hUKuSY4WgI4-cfKow8Y2ukE4W9O4O&index=4&t=1022s
ver momento 1.03.48 ; (iii)
https://www.railwaygazette.com/in-depth/freight-medway-takes-on-the-trucks/59909.article
ver o final
da entrevista
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