segunda-feira, 6 de março de 2017

A propósito da corrupção pela Odebrecht

Continuam as notícias sobre a corrupção da Odebrecht, sob a forma de subornos a políticos para ganhar concursos. Insiste-se na vida de privilegiados dos Odebrecht, agora presos e delatores para redução das penas.
Claro que não defendo a corrupção, nem a vida faustosa de privilegiados. 
Mas como eu dizia na tropa e no metropolitano, não se emprenha pelos ouvidos, e deviamos lembrar-nos do que diziam os romanos, Roma não paga a traidores (ou delatores). 
De modo que quando me falam em Odebrecht, eu sem os querer defender (aliás nem podia), lembro-me de que foi das melhores empresas, do ponto de vista técnico, a funcionar no metropolitano de Lisboa. Nas obras da Rotunda e da Baixa.  O trabalho na colina do Carmo é digno de estudo e foi-o internacionalmente. Ironia do destino: o desastre do Terreiro do Paço, em junho de 2000, aconteceu porque tinha cessado a intervenção da Odebrecht, substituída pela Teixeira Duarte. Também não se deviam admirar do escândalo das luvas. A Siemens foi condenada nos USA, mais ou menos por volta do ano 2000, por chorudas luvas pagas para ganhar concursos. Por acaso a comunicação social portuguesa não publicou essa notícia. Li-a numa viagem à Alemanha, num jornal num aeroporto. Faz lembrar os submarinos, não faz? houve presos na Alemanha, e inocentes em Portugal. Mundo cão...

Sem comentários:

Enviar um comentário