sexta-feira, 10 de março de 2017

A propósito de 2 artigos de Nuno Garoupa

artigo de Nuno Garoupa sobre as juventudes partidárias e a estagnação económica do país:
http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/nuno-garoupa/interior/em-defesa-dos-jotinhas-ou-talvez-nao-5708834.html

Professor Nuno Garoupa

Gosto de o ler. Apreciei muito o seu artigo sobre a contratação pública e sobre a promiscuidade conexa, no oursourcing legislativo:

http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/nuno-garoupa/interior/outsourcing-legislativo-5680692.html

Sobre este artigo sobre os jotinhas deve-me ter escapado alguma ironia por eu estar fora da questão e talvez o prof queira provocar alguém (no bom sentido).
Mas devo observar o seguinte: estranho que diga que não há think tanks partidários. O eng. Moreira da Silva, por exemplo no ambito do PSD, coordenou um interessantissimo. Os estudos que o PCP faz nomeadamente sobre questões energéticas e de transportes são também interessantes. Idem para o Livre e o BE. Quanto à so
ciedade civil não organizada, é estranho o prof dizer isso, porque por exemplo a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a que esteve ligado, intervem com vigor no debate intelectual. E já publicou o trabalho de muitos panditas. A iniciativa para a auditoria da dívida (tão vilipendiada pelo poder instituido) é também um bom exemplo.Existem ainda por esse país muitos panditas cujo trabalho é silenciado, o que não quer dizer que não exista. E silenciado normalmente pelo poder político, pelo poder judicial, pelo poder legislativo, pelas capelinhas instaladas, como provavelmente concorda. Enfim, cronycapitalism, ou capitalismo de compadrio. Mas penso que as coisas melhorarão, apesar de tudo, não com o sucesso da Islandia, mas melhorarão.
Cumprimentos

Sem comentários:

Enviar um comentário