Armazenamento
de energia, ou melhor, conversão de energia para utilização diferida
Retomando uma ideia de Chris Goodall ( “10 tecnologias para
salvar o planeta, como conciliar clima e energia” ed. Livros Horizonte, 2011),
esboça-se uma lista de sistemas que, do ponto de vista físico, alguns dos quais
já com realizações comprovadas, podem armazenar energia em períodos de excesso
de produção elétrica para posterior injeção na rede em períodos de falta de
produção, por exemplo, caso das eólicas quando falta o vento, e das
fotovoltaicas ao anoitecer. Possível
aplicação como armazenamento local em períodos de pouco consumo para
distribuição em áreas limitadas (bairros, parques industriais) em períodos de
excesso de consumo. Possível aplicação como armazenamento aguardando
oportunidade de exportação por aumento da procura externa.
1 – Albufeiras com bombagem reversível (funcionamento dos
alternadores como geradores durante a produção hidroelétrica e como motores
acoplados a bombas elevatórias durante o armazenamento)
2 – Carregamento de parques de baterias estacionárias para
alimentação diferida de redes locais ou carregamento de veículos ou troca das
baterias destes (swap)
3 - Produção de hidrogénio por eletrólise, centralizada para
transporte posterior marítimo, terrestre ou gasoduto, ou local para alimentação diferida de redes locais ou abastecimento
de veículos de tração por células de combustível
4 – Produção de hidrogénio e seus derivativos para produção
de combustíveis sintéticos ( “e-fuels”, “e-chemicals”, “synthetic fuels” ) : amonia, metanol ou querosene sintético
5 - Compressão de ar ou gases e armazenamento em cavidades como minas abandonadas ou em
reservatórios locais ou móveis para tração
6 - Centrais termosolares com espelhos de concentração e sais
térmicos fundidos para distribuição após o anoitecer
7 – centrais de maré e de aproveitamento das ondas e das
correntes
8 – centrais oceânicas de diferencial de temperatura
9 - Volantes de inércia no vácuo (flywheels) colocados em
movimento por motores elétricos com o excesso de produção elétrica para recuperação
posterior da energia cinética acionando geradores elétricos para redes locais
10 – Centrais de elevação de cargas em condutas verticais
mínimo de 300 m em minas abandonadas para recuperação diferida de energia
gravítica
11 – Motores de molas enroladas por motores elétricos com o
excesso de produção elétrica para recuperação posterior da energia armazenada
acionando geradores elétricos domésticos ou de condomínios pequenos.
Informação adicional sobre biocombustíveis, e-combustíveis
e CCS (carbon capture and storage):
Biofuel
| Definition, Types, & Pros and Cons | Britannica
https://www.britannica.com ›
biof...
biofuel, any fuel that is derived from
biomass—that is, plant or algae, material or animal waste. Since such feedstock
material can be replenished readily, ...
https://en.wikipedia.org ›
wiki › E...
Electrofuels, also known as e-fuels, a class of synthetic fuels, are
a type of drop-in replacement fuel. They are manufactured using captured carbon
dioxide ...
What are e-fuels and can they really make
Europe's cars ...
https://www.euronews.com ›
green
13/04/2023 — E-fuels are synthetic alternatives
to fossil fuels that are made from hydrogen and CO2. They can be used in
traditional combustion engines ...
Aircraft departing European airports will need to refuel with
ever-increasing quantities of sustainable aviation fuels (SAFs) and
hydrogen-based synthetic fuels as
soon as 2025,
CARBON CAPTURE
AND STORAGE (CCS)
https://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_capture_and_storage
https://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_sequestration
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