quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O acidente em Dalfsen, na Holanda

Este acidente coloca a questão da segurança do maquinista, num caso em que ele não poderia evitar o acidente.
Com as informações disponíveis baseadas em testemunhos visuais, não é possível evitar este tipo de acidentes (colisão do comboio com uma grua do tipo caterpillar que atravessava a linha numa passagem de nível).
Isto é, o tempo de atravessamento da linha por um veículo do tipo da grua é superior ao intervalo entre comboios suburbanos.
Não é possível explorar em segurança uma linha de suburbanos, para mais em via única, com passagens de nível. Por mais cancelas automatizadas que se ponham, por mais alarmes que se ponham (as distancias de travagem para 80 km/h são de cerca de 350m), por mais sistemas de pedido de atravessamento com interrupção da circulação ferroviária.
Não dá.
Na Holanda, em 2015, houve 30 acidentes em passagens de nível, com 13 mortos.
É inadmissível, é intolerável.
As pessoas têm direito a viajar de comboio e nas estradas sem correrem estes riscos.
No caso de Dalfsen já se quer transformar o condutor da grua em bode expiatório (o código da estrada na Holanda não obriga a acompanhar a grua por um agente da polícia? o caminho era privado e atravessava a linha?), não os decisores que não preparam as infraestruturas para o tráfego requerido.

1 comentário:

  1. O que esperam..!?? É fatal .. nas condições expostas ...como é que ninguém ... vê..!!!??
    AD

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