Infelizmente, os erros de exploração e de manutenção acontecem. Embora o NTSB ainda não tenha emitido o seu parecer, aparentemente o descarrilamento terá tido como causa um aparelho de mudança de via, como se pode ver pela foto. A lança de ponta poderá ter estado mal posicionada ou um objeto como uma pedra impedido o funcionamento correto tendo falhado o mecanismo de deteção ou um objeto na cróssima (esta visível na foto) ou uma peça indevidamente suspensa do material circulante que tenha impelido a lança, indo uns rodados para uma via e outros para outra.
Para além dos procedimentos de manutenção, é essencial o desenvolvimento, já iniciado nalgumas explorações, de dispositivos de deteção da presença de obstáculos na via, incluindo os aparelhos de mudança de via. Igualmente é importante que os técnicos de todas as companhias sejam informados sobre as conclusões e recomendações dos inquéritos.
PS - Infelizmente, mais uma noticia de morte por atropelamento de uma senhora na linha perto de Beja. Como o maquinista da automotora não se apercebeu, é possivel que o acidente tenha tido origem no fenómeno da sucção por proximidade do veículo em marcha. Mais uma vez se verifica a necessidade de inquéritos rigorosos e o esclarecimento se o Estado português está a responder corretamente ao pedido da Comissão Europeia para redução da sinistralidade (estas fatalidades deveriam ser contabilizadas nas estatísticas de sinistralidade ferroviária).
imagem a 50m do local de atropelamento |
imagem junto do local de atropelamento |
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