Há algum tempo, o patrão da Tesla afirmou que em vez de se dizer "fuel cell", deveria dizer-se "fool cell". Provavelmente não terá estudado os fundamentos da Física que explicam o funcionamento das células de combustível, mas o importante é verificar que a utilização de termos ofensivos não deve ter lugar no mundo da técnica, onde se deve seguir o método científico, com entre outros destaques, a experimentação das hipóteses.
A seguir, algumas notícias sobre a aplicação de células de combustível, complementadas por baterias de lítio, a carrinhas de mercadorias Peugeot e a material circulante ferroviário. Neste caso, visando a substituição do material diesel. No caso da Peugeot, trata-se de uma aplicação de mercadorias sendo que até agora o mais vulgar tem sido de camiões. Por exemplo, da Hyundai,com tanques de hidrogénio a 350 bar e bateria de lítio para auxiliares e rgeneração nas travagenns de 72 kWh, ver https://trucknbus.hyundai.com/global/en/products/truck/xcient-fuel-cell
Ver também a notícia da Caetano Bus https://www.transportesenegocios.pt/caetanobus-vende-mais-dez-h2-citygold/
Curiosa a notícia da IP, como integrando um grupo de estudo. Na referencia à Railways Gazette, pode ver-se a extensão dos processos experimentais.
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