segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cuidado com as acusações

Será verdade o que disse aquele senhor jornalista que esteve nos Jogos Olímpicos de 1936, que afinal havia uma fotografia de Hitler a apertar a mão de Jesse Owens?
Não é elogio nenhum ao tirano maior, mas se é verdade, é muito mau para o espírito da nação americana.
Porquê?
Porque Jesse Owens, quando chegou a New York para participar na recepção em sua homenagem, não poude subir no elevador principal porque em 1936 estava em vigor uma lei de segregação e nem o presidente americano o cumprimentou.
Se é verdade o que diz o velho jornalista (e quanto mais velho sou mais tendência tenho para dar crédito a “velhos” profissionais… como eu…), o que isso quer dizer é que os melhores acusadores são aqueles que praticam aquilo de que acusam os outros (independentemente destes o praticarem, claro). Viu-se uns anos depois, com a caça às bruxas (ai a democracia próspera, como diz o outro). Mas honra às Selecções do Reader’s Digest, que noticiava sempre com rigor as tragédias vividas pela população de origem africana até 1956 (ano em que, pela primeira vez na história da tal democracia próspera, nenhum negro foi assassinado por grupos racistas de brancos). Vantagens de ter lido as Selecções, quando não havia Internet.
Vejam bem da próxima vez que acusarem alguém de alguma coisa, se se denunciam.

Sem comentários:

Enviar um comentário