domingo, 2 de março de 2014

Meus queridos amigos do partido comunista português

Meus queridos amigos

Como eu gostaria que vocês ouvissem um bocadinho só que fosse do que vos digo.
Eu sei que vocês têm tendencia para análises olhos nos olhos mas quando é assim fazem falta outros olhos para ajudar a análise.
Não devemos ter certezas e o que mais se aproximar delas deve ser suscetível de ser referendado, de acordo com os princípios do método científico, coisa que, certamente partilharão comigo.
Eu penso que vocês têm razão quando dizem que o relatório da ONU sobre a Coreia do Norte não é credível.
Claro que pode não ser rigoroso na descrição dos factos, que pode empolar acontecimentos, omitir outros que poderiam servir de atenuantes ou tender para servir um objetivo mais ou menos escondido.
Claro, claro, mas empolar de uma execução para 200 não é o essencial. O essencial é que uma execução já é intoleravelmente demais.
Intoleravelmente.
Como intolerável é haver uma dinastia de chefes de Estado (claro que se aplica às monarquias europeias) e não haver liberdade de expressão e de iniciativa económica (onde é que está escrito em Marx e até em Lenine que um cidadão ou uma cidadã não pode montar um negócio? escrito que não pode explorar o próximo está, mas que não pode montar um negócio não).
Por isso eu vos peço para reverem o vosso voto contra a condenação do regime da Coreia do Norte.
Até porque, e digo com sinceridade, o regime da Coreia do Norte usurpou os ideais socialistas e comunistas ao limitar a liberdade de expressão. O povo que trabalha e que não vota nos partidos comunistas não é "lumpen", simplesmente os militantes dos partidos comunistas não demonstraram convenientemente a ideia da solidariedade universal, não a defesa de interesses individuais.
Por isso o regime da Coreia do Norte não ajuda o partido comunista português a colaborar na mudança da desgraça em que o atual governo e a troika nos querem. Socialismo e comunismo não é o que faz a Coreia do Norte e nunca poderá ser imposto se a população não quiser.
Vocês deviam estar zangados com o regime da Coreia do Norte, não apoiá-los ou virar a cara para o outro lado.
Ser-se socialista ou comunista não se esgota em Marx. As coisas evoluiram e o método cientifico permitiu descobrir coisas que Marx não podia sonhar.
Mas a ideia de solidariedade mantem-se, e não é o regime da Coreia do Norte que a defende.
Por isso escrevi isto, para vos pedir que revejam  a vossa posição.









Sem comentários:

Enviar um comentário