segunda-feira, 29 de junho de 2015

Citação de Plutarco (séc.II DC)

Este blogue confessa-se desanimado com a incapacidad de obtenção de um acordo minimamente satisfatório para as duas partes, as instituições a troika e o governo grego.
Confesso que esperava que, entre tantos especialistas da teoria dos jogos e dos dilemas morais, se contabilizasse bem todos os componentes e se avaliasse se os prejuízos de não se ter uma coisa são inferiores ou superiores aos benefícios de se ter outra coisa.
Mas enfim, talvez seja como o senhor comentador Marcelo Rebelo de Sousa diz, independentemente dos erros dos gregos, os eurocratas são uns mangas de alpaca...
Dedico aos eurocratas, se bem que não acredite que, mesmo que lessem, a entendessem, uma citação de Plutarco, por sua vez citando Empedocles:
"Empedocles, filho de Meton, nativo de Agrigento, diz que existem 4 elementos, o fogo, o ar, a água e a terra, e dois princípios ou faculdades e potencias principais, acordo e desacordo, um dos quais tem o poder de juntar e de unir, e o outro de separar e de desunir".
                                         citado em "História das ciencias, dir.Philippe Coatrdière, II volume,                                                                                                                  ed.Texto e Grafia
Ou de como foi possível à mente humana, durante a antiguidade grega, apesar de não dispor dos meios experimentais que permitiram explicar a água, o fogo, o ar e a terra pela tabela periódica dos elementos e pela mecânica quântica, compreender a essência da questão dialética, os princípios do acordo e do desacordo...
Pobres mentes tão pequeninas dos mangas de alpaca de Bruxelas e do consenso de Washington.
Não compreendem Empedocles, nem tão pouco terão lido o Mercador de Veneza, de Shakespeare, que também explica a questão.
Vamos ver se afinal não acontece como no Mercador de Veneza, ainda aparece uma advogada a salvar a situação...

Sem comentários:

Enviar um comentário