quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Astronomia islamica

Dedicado a dois comentadores da nossa praça, muito conceituados, e que há uns tempos tinham afirmado que a cultura islamica em nada tinha contribuido para o progresso civilizacional. Na aceção literal da palavra, uma barbaridade (manifestação de ignorancia por estrangeiros ou bárbaros).

https://www.rtp.pt/play/p5510/astronomia-islamica-desconhecida

Observo apenas:
-  que a afirmação no minuto 23.09 da senhora professora de Oxford de que o astrolábio islamico foi o primeiro instrumento com engrenagens é pouco fundamentada. O mecanismo antikitera da Grécia antiga costuma ser apresentado como esse primeiro mecanismo, também simulador do movimento relativo dos astros.
- que é correta a afirmação de que a ciencia islâmica se baseou na da Grécia antiga, mas omite-se que também a teoria heliocentrica foi desenvolvida por esta
- provavelmente foi o fanatismo e obscurantismo religiosos, a elitização da sociedade, a sistemática guerra com o ocidente militarmente mais forte e a oposição à difusão da ciencia pela imprensa que determinou a decadencia da cultura islamica (mais uma razão para o diálogo, tal como Barenboim e Said definiram).

Sem comentários:

Enviar um comentário