- o operador de San Bernardino, California, adjudicou ao fabricante suisso Stadler uma unidade de duas motoras Flirt com tração por hidrogénio, com opção para mais cinco unidades. Entrada em serviço em 2024. Destinam-se a um percurso de 14,5 km em construção que alimentará a partir de 2021 a linha suburbana Metrolink com 3 unidades Flirt diesel-elétricas.
A tração por hidrogénio, assim como por baterias de lítio, pode evitar o recurso à tração diesel ou a eletrificação com catenária em serviços regionais de curta distancia. O ponto fraco do sistema é a falta de instalações de produção local de hidrogénio por eletrólise. Sendo a energia elétrica da rede de origem renovável, será irrelevante do ponto de vista ambiental o fraco rendimento: 1kg de H2 necessita de 50 kWh para ser produzido e produz apenas 8 kWh na roda
Flirt H2 da Stadler - o corpo central, partilhando os bogies, encerra a célula de combustível para produção de energia elétrica ,e os tanques de armazenamento |
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