terça-feira, 26 de novembro de 2019

TAP, novembro de 2019

Segundo dados publicados no Publico em 20nov2019:

em 2016 a TAP transportou 11754 passageiros
em 2018 a TAP transportou 15763 passageiros

em 2016 os custos com pessoal da TAP  foram 346 M€
em 2018 os custos com pessoal da TAP  foram 594M€

o que permite concluir os seguintes indicadores:
               34.000 passageiros por M€ de custos com pessoal em 2016
               27.000 passageiros por M€ de custos com pessoal em 2018     (pior 20%)

e
               1866 passageiros/trabalhador  em 2016
               1751 passageiros/trabalhador em 2018                                       (pior  6%)

Isto é, os indicadores de produtividade pioraram, provavelmente não só por causa do mau investimento na VEM , manutenção no Brasil, mas porque foi decidido crescer em vez de reduzir.

átrio principal do aeroporto da Portela/Humberto Delgado, ocupada com máquinas de autoserviço de check-in e fornecimento de etiquetas para despacho da bagagem 

Por informação educada de um dos muitos elementos presentes para ajudar os passageiros a fazer o seu check-in, estas máquinas destinam-se apenas a voos da TAP. Curiosamente, o despacho da bagagem é um dos pontos fracos do transporte aéreo. Numa cidade com tantos hoteis com turistas, pareceria simples "espalhar" por vários pontos balcóes de expedição de bagagem, enquanto o passageiro faria o seu check-in pela internet, mantendo-se os balcões clássicos no aeroporto. Mas pensarão de maneira diferente os senhores gestores.

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