em 2016 a TAP transportou 11754 passageiros
em 2018 a TAP transportou 15763 passageiros
em 2016 os custos com pessoal da TAP foram 346 M€
em 2018 os custos com pessoal da TAP foram 594M€
o que permite concluir os seguintes indicadores:
34.000 passageiros por M€ de custos com pessoal em 2016
27.000 passageiros por M€ de custos com pessoal em 2018 (pior 20%)
e
1866 passageiros/trabalhador em 2016
1751 passageiros/trabalhador em 2018 (pior 6%)
Isto é, os indicadores de produtividade pioraram, provavelmente não só por causa do mau investimento na VEM , manutenção no Brasil, mas porque foi decidido crescer em vez de reduzir.
átrio principal do aeroporto da Portela/Humberto Delgado, ocupada com máquinas de autoserviço de check-in e fornecimento de etiquetas para despacho da bagagem |
Por informação educada de um dos muitos elementos presentes para ajudar os passageiros a fazer o seu check-in, estas máquinas destinam-se apenas a voos da TAP. Curiosamente, o despacho da bagagem é um dos pontos fracos do transporte aéreo. Numa cidade com tantos hoteis com turistas, pareceria simples "espalhar" por vários pontos balcóes de expedição de bagagem, enquanto o passageiro faria o seu check-in pela internet, mantendo-se os balcões clássicos no aeroporto. Mas pensarão de maneira diferente os senhores gestores.
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