terça-feira, 9 de junho de 2009

Economicómio V - A noite fez-se para amar (Mr Cabe & Mrs Miller)


Economicómio V – A noite fez-se para amar (Mr.Cabe e Mrs Miller)

Passou mais uma vez na televisão o filme de 1971 de Robert Altman, que em português ficou baptizado como A noite fez-se para amar.
Uma metáfora sangrenta sobre o funcionamento do mercado. O valor produzido pela empresa de jogo e lazer Cabe & Miller é a oferta que a procura da grande companhia mineira adquire, mesmo que seja preciso usar os tais métodos sangrentos.
Metáfora do que acontece a uma companhia que alcança o sucesso, como o Steve Jobs, ou como a Millbanks, que forneceu ao Metropolitano de Lisboa os primeiros sistemas de sonorização pública, e que foi comprada pelo concorrente norte-americano, que a fechou logo (faz lembrar a compra seguida do fecho da Rover pela BMW, não faz? A Rover fazia os melhores carros da classe média, não era? A BMW faz da classe acima, não é?).
É o mercado a funcionar. Maravilhas do mercado.

Mas as pessoas vêem, batem palmas ao Warren Beaty e à Julie Christie e recolhem-se.
Vivemos num mercado feroz, lá fora das paredes do nosso convento (esta fui buscar ao espaço museológico do convento de Santa Clara a Velha em Coimbra - a não perder, como dizem os críticos de arte).
Solução alienante: comprar a paz dos eleitores (e eles às vezes são sábios…) com a construção de mais e maiores conventos.
Ou interpreto mal os resultados eleitorais?

Sem comentários:

Enviar um comentário