domingo, 9 de junho de 2019

A ópera e as greves no S.Carlos, la Boheme

Gosto muito de ópera. Não gosto da maior parte das encenações, as tradicionais porque são uma estética pesada e que não compensa as ingenuidades do libreto. As modernas porque muitas vezes são pretenciosas, põem os cantores a cantar descalços (é mau para a voz) e têm tendencia para o "epater le bourgeois".
Delicio-me com a musica, não toda, claro, dispensava as cedencias dos compositores aos maus gostos de cada época, mas deslumbra-me a capacidade vocal dos cantores. Como eles próprios dizem, são atletas de alta competição.
E ainda por cima, a ópera tem uma vertente política, de intervenção. Já houve revoluções logo a seguir ao fim do espetáculo. E mesmo óperas centradas em questões passionais pode ser interpretada, o compositor e o libretista que num caso ou noutro nos perdoe, mas a ópera que fizeram passou a ser património universal e eu uso o que é meu, como intenção politica. Por exemplo, a Tosca, Scarpia é a corporização do tirano, o inimigo da liberté, égalité, fraternité... até a ópera Bankster de Nuno Corte Real, a musica, e Vasco Graça Moura, o libreto, sobre o Jacob e o anjo,  de José Régio, bastou-lhe associar banqueiros a gangsters (não todos, claro, claro) para informar com a devida antecedencia a sociedade portuguesa de como são as coisas.
Ou o D.Carlos de Verdi, sobre a peça de Victor Hugo, tratando o imperador Carlos V e o filho Filipe I de Portugal como eles eram, tiranos com cegueira apoiados na Inquisição.
Banksters:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/search?q=banksters
A ópera é subversiva:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/search?q=%C3%B3pera

Por tudo isto, choca-me que a greve em curso impeça a apresentação das várias récitas da Boheme.
Pressurosa, a administração do Opart vem dizer que estavam bem encaminhadas as negociações e que os sindicatos não quiseram aceitar as propostas, que se limitam a uma equiparação entre trabalhadores da opera e do bailado.
Sõ que os sindicatos tinham sido muito claros, era preciso um compromisso escrito do ministério das Finanças e ele não veio. Por isso não houve ópera. Os portugueses aprenderam com os comboios que só há peças para repará-los com visto do ministériodas Finanlas. Mesmo que esteja no orçamento. Sabe-se como os senhores ministros das Finanças gostam de puxar as cativações até aio fim do ano para abrilhantar os indicadores.
Sem contestar a justeza da greve, nem as ideias do encenador, nem o interesse histórico do registo social da vida boémia e dificil (tuberculose, rendimentos não garantidos, dificuldade de reconhecimento do trabalho artistico, riscos da prostituição) , e portanto do parte subversiva da Boheme, parece-me contudo que uma interpretação da lei da greve permitiria algumas saídas.
Por exemplo, serviços mínimos, reduzindo a apresentação a uma versão de concerto com menos instrumentistas (no limite, um piano, para aproveitar a presença dos cantores). Quem não quisesse, devolvia o seu bilhete e recebia o seu valor. Mas quem gostasse de ópera, como eu, podeia assistir. Não era a mesma coisa, pois não, mas interessava-me ouvir aquelas vozes... Peço muita desculpa aos intérpretes e aos instrumentistas que diriam assim não, mas a lei tambem fala em requisição civil, não é? E porque não récitas completas independentes com a receita a ser retida pelos trabalhadores? Pensem nisso...uma espécie de cativação au contraire.

"Che gelida manina" (que manhã gelida), que tempos frios se vivem neste momento, em que os senhores governantes não gostam nem sentem a musica. Parecem funcionários com uma chave de brinquedo de corda nas costas, sempre a repetir que têm razão...
https://www.youtube.com/watch?v=OkHGUaB1Bs8

PS em 11 de junho - parece que vai ser cancelada a 3ª récita da Boheme como as duas primeiras, por falta de acordo OPART_Ministerio da Cultura- Ministerio das Finanças e Sindicato. Este contabiliza os prejuizos até agora em 100 mil euros prevendo um total de 300 mil se se mantiver a intransigencia. A atualização /equiparação salarial, pedida desde 2017, importará em cerca de 70 mil euros anuais (se ouvi bem). Faz-me pena ver o camarote presidencial do S.Carlos servir apenas para apoio técnico, não ver lá nenhum representante dos titulares de cargos públicos decisórios. Embora devesse não estranhar. Recordo as caras enfiadas, de quem vai para uma sessão de mortificação, uma estopada, no recente XIX governo, num concerto no Palácio da Ajuda. Os decisores da nossa coisa pública gostam pouco de cultura. Bem se esforçou o então secretário de Estado, ainda por cima tutelando cultores de quintaizinhos e quintinhas, até que perdeu a paciencia e pediu a demissão.
Agora, o silencio dos decisores, que interessa a ópera ?(e contudo, a ópera é subversiva, tenham cuidado). Mas estarão esquecidos que a greve abarca tambem o Festival ao Largo. É provável que na véspera, alguém vá a correr a instancias decisórias e que estas demovam o chanceler do Tesouro e consigam que ele aponha a sua chancela à autorização do que já está orçamentado. É só o que os grevistas pedem, a assinatura do ministro das Finanças, quer ele goste quer não goste de õpera ou bailado, quer ele pense para que precisamos de ópera se os programas do Mezzo são tão bons, quer pense o contrário. 
Claro que se continua sem aplicar a lei, os serviços mínimos, a requisição civil, quer sejam os barcos do senhor ministro do Ambiente que já tinha resolvido tudo e afinal parece que há greve a 18 de junho, quer seja uma ópera em versão reduzida de concerto.



Sem comentários:

Enviar um comentário