terça-feira, 25 de junho de 2019

Flygskam

Tropeço, ao ler uma revista de transportes, na palavra flygskam. É sueco e significa vergonha de voar. Vou ao doutor google e verifico que já foi divulgada em Portugal e muito falada a propósito da deslocação em comboio à cimeira de Davos da adolescente sueca ativista do combate às alterações climáticas, Greta Thunberg.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48627174

https://www.marketwatch.com/story/flygskam-is-the-swedish-travel-trend-that-could-shake-the-global-airline-industry-2019-06-20

Consta que os operadores aéreos já andam preocupados com a transferencia de passageiros do avião para o comboio, talvez porque o mercado português é pequeno e o apoio que o XXI governo dá às companhias de aviação não chega. Aliás, tal como no caso dos passes mais baratos, o referido XXI governo não se preocupa em aumentar a capacidade de transporte ferroviário, seja urbano, suburbano, interurbano ou internacional.

Eu próprio tentei difundir as desvantagens do transporte aéreo de curta distancia (Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid).  A eficiencia do transporte aéreo consegue-se com longas distancias, aproveitando a menor resistencia so movimento do ar a altas altitudes. Para viagens curtas, em que o combustível é consumido principalmente na descolagem (já estou a prever a Ryanair e as outras low cost a recomendar aos seus pilotos que levantem baixinho, com potencia reduzida, e vão até ao fim da pista... para poupar combustível e incomodar os nativos) não há eficiencia e o consumo especifico por passageiro-km pode atingir 4 vezes a de um comboio de alta velociadade.  Mas os decisores não se comoveram, há que atrair turistas nas low cost ( deuses, e a agenda da descarbonização?)

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2011/08/fala-de-jose-blanco-ministro-do-fomento.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/09/madrid-lisboa-de-aviao-ou-de-tgv.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2017/04/investimentos-em-ferrovia-situacao-em.html

Recordo também um programa interessante há 3 anos na RTP, viagens de comboio, em que num episódio aparecia um jovem casal viajando de Trondheim para Oslo de comboio com as crianças brincando no compartimento preparado com jogos infantis. Perguntado porque não fazia a viagem de avião (menos de 3 horas) quando a viagem de comboio durava cerca de 8 horas, fez uma cara de caso e respondeu por causa das emissões de gases com efeito de estufa.

https://www.rome2rio.com/pt/map/Trondheim/Oslo

http://www.rtp.pt/programa/tv/p32950/e24

São uns atrasados, os escandinavos; nós não, metemo-nos no carro ou no avião e vamos ao Porto ou a Madrid. Matamo-nos nas estradas quase a 2 por dia, mas usufruimos do progresso, enquanto os autosatisfeitos governantes repetem que comboios rápidos são tabu e fetiches. Os escandinavos não, são uns atrasados.

1 comentário:

  1. Muito oportuno. As nossas elites políticas estão, basicamente, imbecilizadas, ou entregues às teias indígenas da corrupção. Não sabem, não vêm, não ouvem, e consideram-se protegidos naturais da Justiça submissa, ou corrupta, que continuamos a ter.

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