terça-feira, 8 de março de 2011

A natureza explosiva das finanças

O professor João Cesar das Neves não deve gostar do filme Inside Job, a avaliar pelo seu artigo:

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1800235&seccao=Jo%E3o%20C%E9sar%20das%20Neves&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

De modo que, de forma interessante como é seu costume, acaba por encontrar a solução para as causas da crise de 2008.
É da natureza das finanças; elas são explosivas, e por isso de vez em quando explodem como a nitroglicerina, ou caem como os aviões (alguma semelhança com a teoria cíclica das crises marxista?).
E o professor interroga-se por que consideram as pessoas normal que haja acidentes com a dinamite e os aviões, e não o aceitem nas finanças.
Permito-me uma explicação:  porque não há leis universais, isto é, válidas em todos os domínios (exceto esta mesmo, claro). O que pode ser válido para a aviação, pode não ser válido para as finanças.
Mas mesmo que fosse, devia o professor pensar que o combustível dos aviões também é explosivo, mas quando o acidente acontece, uma comissão debruça-se sobre o assunto e faz recomendações para evitar a repetição do acidente.
Por acaso, até houve uma comissão para o caso do Lehman Bros, que concluiu que o acidente podia ter sido evitado se não fosem as políticas de desregulamentação, de excessivos empréstimos e de "securitização" das dívidas:


Mas não vale a pena argumentar. A perceção do desequilíbrio de rendimentos (coeficiente de Gini) é grande e é um dos ingredientes para o risco de "convulsão social", como diz o ex-superpolícia.
Será mais uma explosão, controlada ou não. Ver outra analogia com uma situação explosiva, termo utilizado  há mais de um ano por politicos destacados deste país:

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/01/economicomio-xxxvii-uma-situacao.html

Pensando  melhor, será que o professor tem razão?
E que está a fazer um aviso?
Que vamos ter de lidar com as finanças e a economia com fatos ignifugos, com perímetros de segurança e toda a parafernália das minas e armadilhas?
Bm avisa o senhor Tricheur, perdão Trichet do BCE, que o objetivo é conter a inflação.
E como há pressões inflacionistas a dar com um pau (guerra no Afeganistão, cotação do petróleo, cotação dos cereais) é natural que a pressão da caldeira vá aumentando, até explodir e o sistema regenerar-se por si, até ao próximo dente da curva do crescimento em onda de dentes de serra.






Sem comentários:

Enviar um comentário