quinta-feira, 14 de março de 2013

Risco de atropelamento nas passadeiras de peões


Eu sei que a maioria dos condutores acha que 45 km/h é uma velocidade segura, demasiado segura e que por isso podem andar mais depressa, podem achar inadmissível  conduzir tão lentamente.
Não é uma velocidade segura para circular na cidade.
É uma velocidade mortal num atropelamento.
E ninguém pode garantir ter tempo para parar perante um peão com dificuldades motoras ou de visão.
Não queiram ser desumanos como os nazis que diziam que o Estado não tinha dinheiro para responder às necessidades dessas pessoas.
Deixemos as emoções e a presunção do direito à velocidade e analisemos.
Esta é uma fotografia da realidade quotidiana.
Propiciadora, juntamente com a vontade da velocidade, de atropelamentos.




Uma pessoa com mobilidade ou visão reduzida, considerando o limitado campo de visão deixado pelo automóvel estacionado no recorte (demasiado próximo da passadeira), pode iniciar a travessia no instante 1 quando o automóvel se encontra a 60 metros.
O automóvel desloca-se a 45km/h (12,5m/s) e o peão a 0,5m/s .

1 segundo depois, no instante 2, o peão  estará  a 0,5m do passeio e o automóvel a 47,5m da passadeira.
Condutor e peão vêem-se mutuamente.
Admitindo um tempo de reação de 1,5 segundos, no instante 3 as posições serão:
O peão a 1,25m do passeio, o automóvel a 28,7m da passadeira.
O condutor pressiona o pedal do travão; a reação do equipamento será de 0,5s , o que leva o automóvel a deslocar-se mais 6,3m, ficando a 22,4m da passadeira.
Inicia-se a travagem, admitindo uma desaceleração de 3m/s2 (se o pavimento estiver húmido, por exemplo).
O espaço até ao peão será percorrido em  2,7s  até colidir com ele no instante 4 a 16km/h, velocidade que pode ser mortal.
Se o tempo de reação considerado for de 2s, a colisão será a 27km/h, aumentando a probabilidade de morte.
É uma barbaridade, castigar assim quem não tem agilidade ou acuidade visual.
Ainda acham baixa a velocidade de 45km/h  ou  12,5m/s?
Acham que pode haver racionalidade no olhar do condutor que vejo pelo retrovisor, escandalizado porque vou a 45 km/h e abrando sistematicamente ao aproximar-me de uma passadeira, com ou sem peões à vista?

Hipóteses de melhoria:

- aumento da eficácia da fiscalização do estacionamento
- idem da velocidade excessiva
- instalação de radares de velocidade e outras medidas dissuassoras e de acalmia do tráfego (semáforos temporizados, zonas de velocidade limitada, lombas, bandas sonoras)
- divulgação do código da estrada, nomeadamente da obrigação de reduzir a velocidade à aproximação das passadeiras de peões, com campanha específica na TV
- alteração do código da estrada com explicitação da limitação a 30km/h na passagem pelas passadeiras independentemente da presença de peões
- discriminação fiscal penalizadora dos automóveis de maior altura por limitarem a visibilidade (independentemente de estarem bem ou mal estacionados)
- inviabilização de estacionamento numa distancia à passadeira inferior a 5m em recorte no passeio ou inferior a 20m na via
- promoção do transporte coletivo


Nota: A fotografia acima é de um cruzamento da Av.Rio de Janeiro, em Lisboa, com as coordenadas 38º45'09,92"N e 9º08'16,31"W , já intervencionado com lombas e sinais de limitação a 30km/h, que raramente é cumprida:

PS em 17 de março de 2103
Está em curso uma iniciativa de cidadãos para propor uma iniciativa legislativa comunitária sobre a limitação a 30km/h em zonas residenciais. Ver em:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/30KmhDandovidaruas.aspx http://en.30kmh.eu/


Ver neste blogue:
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2013/04/contra-sinistralidade-rodoviaria.html





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