segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O parlamento português, por Jorge Fernandes

O Pingo Doce tem destas coisas, vende por preço baixo, mas justo, livros com análises lúcidas da realidade portuguesa.
Muito interessante de ler, "O Parlamento português", de Jorge Fernandes, ed.Fundação Francisco Manuel dos Santos. Com sugestões de mudanças, que se crê no sentido da democratização, como a reforma do sistema eleitoral.
Por exemplo, sem sair do método de Hondt (há outros sistemas proporcionais, e em maior grau de proporcionalidade, em países como a Suécia ou a Irlanda), podemos melhorar a proporcionalidade se passarmos dos 22 círculos atuais para um círculo único, como na Holanda, para termos uma correspondencia maior entre os votos e os mandatos dos deputados.
Fiz um pequeno exercício, para calcular em 96 iterações a distribuição dos deputados se existisse apenas um círculo eleitoral, excluindo os partidos com menos de 30000 votos.
Os resultados foram, indicando entre parenteses o número de deputados existentes; o menor número de votos para eleger um deputado foi 21576, superior ao menor número obtido com 22 círculos:
paf       96  (107)
ps         81  (86)
be        25   (19)
cdu      20   (17)
pan        3    (1)
pdr         2    (0)
mrpp      2    (0)
livre        1    (0)

Vê-se claramente que os principais partidos não estão interessados na mudança, que iria traduzir melhor a  vontade dos eleitores, tal como no caso da necessidade de fusão de câmaras municipais (lá se iam clientelas...).
É isso, existe um grande divórcio entre as elites e a população, coisa que as elites não estão interessadas em reformar.

Ver resultados eleitorais em:
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2015/10/resultados-eleitorais-os-sabios.html

Cálculos para o círculo único:




Sem comentários:

Enviar um comentário