Não devemos achar que já vimos de tudo. Muitas vezes aparecem coisas desgradáveis que não se pensava serem tão frequentes.
O exemplo que vou citar, tirado de uma notícia na Railways Gazette, é o de uma competição em Istambul que tem uma boa rede de metro e uma boa rede ferroviária suburbana, que não parece muito saudável para a população.
Zangado por ter perdido as eleições para o município de Istanbul, o partido no governo da Turquia lembrou-se de desenvolver um programa de expansão de uma rede suburbana concorrente, mas apoucar o prestígio do partido no poder no município e ganhar votos dos passageiros atraídos.
Difícil explicar aos decisores políticos que assuntos técnicos deve ser com os técnicos em desenvolvimento segundo as regras do referendo e escrutínio entre pares, o que passa necessariamente pelo estudo integrado e intermodal da área metropolitana.
Toda a semelhança será mera coincidencia, mas faz-me lembrar a obsessão de querer considerar a linha de Cascais como suburbana e injetá-la em plena linha interurbana norte-sul (ligação à linha da cintura), em vez de reconhecê-la como uma linha metropolitana, a integrar na rede de metro.
Eis os símbolos da rede suburbana "governamental", e da rede de metropolitano:
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