quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

O SUMP de Roma e a falta de um plano de mobilidade da AML

SUMP significa sustainable urban mobility plan, ou, em português, PAMUS, plano de ação par a mobilidade urbana sustentável . Ver detalhes em https://www.eltis.org/mobility-plans/sump-concept

Nas duas ligações seguintes encontra-se o PAMUS  da AML de fev2016. Nele não se encontra nenhuma referencia à linha circular do metropolitano. A decisão de avançar para o estudo da sua construção foi uma decisão interna do metropolitano em junho de 2016, provavelmente por instruções da secretaria de Estado da mobilidade (ver a ligação a seguir aos PAMUS). Por outras palavras, em fevereiro de 2016 nada vinculava a expansão do metro ao mapa de 2009 do então MOPTC . No PAMUS  de 2019 já aparece a referência ao plano de 2009, com a recomendação de paralelamente à construção da linha circular se fazer a ligação às periferias. Isto é, contrariamente ao já afirmado, não foi o desenvolvimento dos estudos dos planos de mobilidade que conduziram à decisão de construção da linha circular, foi antes a decisão do governo de alterar os planos de mobilidade:

http://www.app.com.pt/wp-content/uploads/2016/06/PAMUS_AMLvers%C3%A3o-final-Vol-I-Relat%C3%B3rio.pdf
http://www.app.com.pt/wp-content/uploads/2016/06/PAMUS_AML-vers%C3%A3o-final-Vol-II-Anexos.pdf

https://onovo.pt/pais/projecto-da-linha-circular-do-metro-de-lisboa-comecou-com-estudo-condicionado-ND6454483?mrs=eyJnIjo5LCJjIjoiQ29udGX6ZG9zIHJlY29tZW5kYWRvcyIsImEiOiJWaXNpdGEgYW8gYXJ0aWdvIHJlY29tZW5kYWRvIiwibiI6IlJlY29tZW5kYWRvcyBNYWlzIGNvbW8gZXN0ZSJ9


Perante a situação atual, em que o governo e o metropolitano insistem em prosseguir a construção da linha circular como se não tivesse havido uma lei (2/2020) que a suspendia, que expressava o voto de muitos cidadãos que se sentem prejudicados e que determinava a correção dos erros de planeamento de traçados e a elaboração de um plano de mobilidade para a AML, sugiro o que se faz por exemplo em Roma (transcrição de uma notícia da Railway Gazette de dez2021), um concurso público internacional em que gabinetes de engenharia de transportes do país em causa se associam com gabinetes de referência internacional:

A joint venture of Systra, Architecna Engineering, Go Mobility, VDP and Cooperativa Poleis has been awarded two contracts for technical and economic feasibility studies for light rail expansion, with an option for final and detailed design, in support of Roma’s Sustainable Urban Mobility Plan. The Lot 4 contract is for the 10 km tram Line H, a proposed extension of the future tram Line G to the Tor Vergata university campus and Città della Conoscenza. Lot 5 relates to a 14·8 km tangential line to the south of Roma, which would interchange with metro Line B and an extension of tram Line 14.








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