segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nissan GTR e Mercedes Viano Avantgarde

A insistencia com que os importadores de automóveis de luxo anunciam os ultimos modelos suscita em mim a curiosidade de saber quanto da ultima fatia de 12 mil milhões de euros do empréstimo da troica vai ter aos fabricantes destes automóveis.
Isto por analogia, por exemplo, com a medicina. Se os canais lacrimais não estão bem desentupidos, o oftalmologista  põe umas gotas de um liquido verde nos olhos e vê se ele aparece no nariz do paciente.
Podia experimentar-se, pôr uma marca nos dinheiros do empréstimo e ver se vai parar à Nissan ou à Mercedes.
Ou simplesmente, obrigar os senhores compradores a apresentar no ato da compra uma declaração do ministério das Finanças indicando o montante do dinheiro provindo da tal fatia. De caminho, podia tambem taxar-se a aquisição com uma taxa extraordinária, correspondente a 50% da diferença entre o preço do carro antes de impostos e o salário minimo nacional.
Viano é uma carrinha Mercedes para 6 passageiros instalados em poltronas de executiva e com pouco espaço para bagagens (um carro para a família, como diz o anunciio?!). A potencia do motor é de 258 cavalos.
O Nissan GTR é um desportivo com 530 cavalos de potencia, uma aceleração próxima de 1 G e um preço de venda ao publico de 125.000 euros.
O nome do modelo da Mercedes faz lembrar a teoria das vanguardas e das elites, não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário