sábado, 20 de março de 2010

O chocolate

A grande superfície comercial apareceu neste fim de semana com grandes quantidades de tabletes de chocolate de 100 gramas e com muitos sabores.
A 79 centimos.
Origem: Alemanha.
É uma pena. Duvido que na Alemanha se vendam estas tabletes a 79 cêntimos.
Segundo o meu professor de Economia, Daniel Barbosa, é “dumping”, custos de produção marginais.
“Dumping” é proibido.

http://europa.eu/legislation_summaries/external_trade/r11005_pt.htm

Mas estão ali à venda, orgulhando-se a grande superfície comercial de estar a contribuir para os preços baixos ao alcance de todos os consumidores.
É, pode ser que seja o lado bom.
O lado mau (sem falar nas cáries e nos desarranjos gástricos) é a sangria de divisas, a dependência alimentar do país e o estrangulamento económico dos fabricantes nacionais de chocolate.
“Come chocolates pequena, come chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates. Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.Come, pequena suja, come!”*
Com esta metafísica e com esta religião ficas mesmo mais pobre.
E depois vem a senhora chanceler alemã ralhar com os cidadãos dos países que estão com dificuldades em pagar-lhes os BMW e os chocolates? ! Ao menos não podiam aplicar a teoria da vantagem comparativa (tu fazes BMW, eu faço chocolates, ah, e também sapatos, nas quantidades que quiserem porque temos as máquinas já instaladas)?
Espero que nas agencias de viagens alemãs e nos guias turísticos que lá se vendem (certamente que o senhor adido comercial da embaixada portuguesa na Alemanha já terá providenciado isso) venha mencionado o fabricante de chocolate puro de S.Tomé e Príncipe (e que não é nada barato, claro; nada que se pareça com 79 centimos; digamos que é um preço digno de um condutor de um BMW), que tem loja ali ao pé do Príncipe Real:

http://www.claudiocorallo.com/

Não percam, passe a publicidade.
__________________________
* Fernando Pessoa, a Tabacaria
.

Sem comentários:

Enviar um comentário