sexta-feira, 5 de abril de 2013

Que se passa com o relatório do acidente de Alfarelos?

Passados mais de dois meses sobre o acidente de Alfarelos,
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2013/01/declaracao-de-interesses-o-comentario.html

mantem-se o secretismo sobre o trabalho da comissão de inquérito. Em comunicado conjunto do IMT, CP e REFER de 3 de março de 2013, afirmava-se que ela estava a trabalhar no apuramento das causas e que a segurança estava garantida (com as restrições de velocidade no local).
Consta, mas sem confirmação, que já existe um relatório final.
Esta atuação mais uma vez o digo, é o oposto do que se faz no estrangeiro, em que as informações vão sendo dadas à medida que o trabalho de investigação avança.
Penso que será importante esclarecer a opinião pública com respostas concretas às seguintes questões e as propostas concretas de correção se necessárias:
1 - é necessário alterar o regulamento, nomeadamente quanto a velocidades e pontos quilométricos até aos quais pode ser autorizada a marcha?
2 - é necessário alterar o critério de implantação de sinais?
3 - A Siemens enquanto fornecedora do software de controle de tração e travagem SIBAS pronunciou-se?
4 - A Bombardier enquanto fornecedora do sistema CONVEL pronunciou-se?
5 - confirmou-se se o SIBAS ou o CONVEL podem ser "enganados" pelos taquimetros por bloqueio das rodas ou patinhagem (deslocalização)?
6 - a unidade tripla rebocada (as 3 ultimas carruagens) do comboio regional seguia com os freios ativos?
7 - considerando o deslizamento de ambas as composições, analisaram-se as propriedades de liquido eventualmente produzido a partir das folhas da vegetação adjacente?
8 - considerando o deslizamento da locomotiva do Intercidades, as carruagens deste tinham os freios ativos?

Recorda-se ainda a conveniencia de apresentar conclusões e recomendações sobre a colisão de Caxias de 2012, e os desvios de via nos recentes acidentes com os aparelhos de mudança de via de Caxias e Algés.



Sem comentários:

Enviar um comentário