segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Discordo II - a contratação pela Alemanha de licenciados desempregados

Discordo. Parece uma ajuda. Uma mão que  a senhora Angela pretende estender a quem precisa.
Talvez seja uma ajuda.
Mas discordo.
Discordo porque formar um licenciado custa muito dinheiro.
Não é um negócio win-win porque é um investimento que o povo portuguès já fez e que vai render beneficios para um país estrangeiro, VAB.
Vai ser como no caso da Auto Europa. PIB aumenta mas PNB não com os lucros que têm de ser pagos à Alemanha.
Claro que é melhor que nada. Quando se está num barco a afundar, deve-se acionar a bomba de esgoto, mesmo que o caudal que ela é capaz de esgotar seja inferior ao caudal que o casco eseja a meter. É o que vem em todos os livros de segurança no mar. Mas vêm outras regras, nesses livros, que eu não vejo aqui aplicar. Uma delas é arranjar uma doca seca e reparar o casco. Custa dinheiro. Especialmente se se tiverem fechado alguns estaleiros nacionais, porque assim os estrangeiros ficaram sem concorrencia. É uma lei da marinha, agarrarmo-nos ao que é mais seguro, não ao que é mais barato.
Realmente é mais barato, depois de gasto o dinheiro com os jovens licenciados, enviá-los para a Alemanha do que investir em empregos em Portugal. Acham que vão deixá-los mandar para Portugal mais dinheiro do que o VAB que eles acrescentarem? Os irmãos Grimm terão algum conto sobre isto, a passar-se nas montanhas da floresta negra? Isto é, a parte correspondente aos desempregados desempregados gasta com a sua educação superior vai financiar a retoma da economia alemã. Somos ricos e beneméritos (e mal agredecidos, segundo os adamsmitistas).

Sem comentários:

Enviar um comentário