quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O alcool e os jovens

Há dias, a propósito da ópera Cavalleria Rusticana, comecei assim um "post": viva o vinho capitoso.

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/12/viva-il-vino-spumegiante.html

Agora vejo uma reportagem na SIC sobre o alcoolismo nos jovens e sobre a tendencia para o seu agravamento, catalisada pela diversão noturna.
Não queria fazer propaganda da dependencia da droga alcoólica, apenas chamar a atenção para a ópera, a qual por sua vez retrata uma sociedade primitiva, em que o vinho é sinónimo de integração e normalização social.
Todos precisamos de dependencias mas dependencias assim, não.
Os estabelecimentos de diversão noturna e o aumento do consumo de alcool contribuem para o aumento do PIB e para a dificuldade de interpretação pelos jovens da realidade e da escrita. É um preço demasiado elevado para a integrção social dos jovens.
E o otimismo e a auto-satisfação do ministério da educação não ajudam nada.
O problema aqui pode ser que uma faixa significativa da população jovem vai sujeitar-se a uma prova de puberdade.
Os resultados da prova são o costume: uma pequena parte vai sair incólume; outra, talvez a maioria, sobreviverá dentro de padrões de compatibilidade com o exercicio de uma profissão mas em dependencia da nicotina, da cafeina, do ecstasy ou do alcool; mas uma parte demasiado grande vai sucumbir e não vai ter vida produtiva.
Lá está, assimetria, em oposição aos direitos fundamentais da humanidade. Pode falar-se em liberdade de escolha a uma rapariga de 14 anos, próxima do coma alcoólico após uma competição de shots? Pode argumentar-se com ela depois, quando ela já não se lembra do que fez?
Interessante ser a SIC, tão alienante na sua programação principal, a vir a apresentar uma série de reportagens sobre este assunto, todas preocupantes. Cirroses entre os 20 e os 30 anos....
E não é um problema português. Passa-se o mesmo lá fora.
Como em qualquer problema, as abordagens podem ser de várias formas.
Por mim, tal como no caso da sinistralidade rodoviária, o primeiro passo, conhecida que já é a desgraça, seriam campanhas publicitárias, pela positiva (mostrando o comportamento recomendado e não o comportamento a condenar nem as consequencias deste comportamento).
Mas os decisores acham que não vale a pena.

http://videos.sapo.pt/9gQUui3SzTZQSuMpQ76a

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasVida/2010/12/abuso-do-alcool-exige-uma-maior-atencao-das-autoridades-de-saude-portuguesas21-12-2010-225318.htm

http://videos.sapo.pt/dOsz9amGsJZ7LhK3luOz

Sem comentários:

Enviar um comentário