quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

As mortes na Saxonia-Anhalt

Exmo Sr.Diretor do DN

O DN noticiou o acidente ferroviário na Saxónia-Anhalt, ocorrido próximo de Magdeburgo, em 29 de Fevereiro de 2011.
Que, provavelmente, teria havido erro humano, mas que se aguardavam os resultados do inquérito.
Mais de uma semana depois, o jornal não voltou ao assunto, e com elevada probabilidade não será dada publicidade aos resultados do inquérito, quando os houver.
Não pretendo discutir critérios editoriais, mas gostaria de chamar a atenção para uma perspetiva técnica: os acidentes não acontecem por erro humano; resultam de um conjunto de circunstancias de vária natureza que contribuem para o acidente; podem resultar de cortes em investimento, em pessoal ou em manutenção; em técnica ferroviária, um erro humano nunca poderá, por si só, provocar um acidente, porque existem equipamentos destinados a evitar o acidente, apesar do erro humano.
E esta é a crítica que eu me permito fazer: para além do reporte do acidente, a comunicação social deveria divulgar o conceito de que existem equipamentos destinados a evitar as consequencias  de um erro humano, pelo que a probabilidade de ocorrer um acidente por erro humano é extremamente reduzida.
Com os melhores cumprimentos.
F.Santos e Silva


Primeira locomotiva do comboio de mercadorias, que se manteve carrilado após a colisão, com restos da primeira carruagem da unidade dupla de passageiros que circulava em sentido contrário


À esquerda, o comboio de mercadorias; ao centro, restos da primeira carruagem e a unidade dupla, que se deitou ao lado da via





Carruagem da retaguarda da unidade dupla







1 - o acidente consistiu na colisão frontal num troço de via unica, próximo de Hordorf, entre um comboio de mercadorias no sentido oeste-leste e uma unidade dupla de passageiros no sentido leste-oeste (Magdeburgo-Halberstadt), na região de Saxonia-Anhalt
2 - o comboio de mercadorias era gerido pela Peine-Salzgitter, fabricante de produtos químicos; a unidade dupla de passageiros, pela Veolia/Harz Elbe Express; a infra-estrutura é gerida pela Deutsch Bahn
3 - na altura do acidente estava nevoeiro cerrado e caía neve
4 - na altura do acidente contaram-se 10 mortos
5 - presumivelmente (a confirmar-se durante o inquérito) o maquinista do comboio de mercadorias arrancou indevidamente na zona de via dupla para cruzamento e entrou na via única passando pelo sinal vermelho e pela agulha na posição contrária
6 - o centro de comando tentou sem sucesso contactar via rádio o maquinista do comboio de mercadorias
7 - os sinais não estão equipados com "train stop", cuja função é provocar automaticamente a travagem das composições em caso de ultrapassagem de um sinal proibitivo
8 - segundo a Deutsch Bahn, existem poucos train stops na rede ferroviária da antiga Alemanha de Leste , em que se integrava a Saxonia-Anhalt, contrariamente à rede da antiga Alemanha Federal em que a instalação é sistemática
9 - em consequencia deste acidente, a Deutsch Bahn anunciou que iria instalar train stops em todas as linhas
10 - a Deutsch Bahn tem vindo a aplicar, depois da sua privatização,  uma política de cortes nos quadros de pessoal e nos custos de investimento e de manutenção, incluindo a entrega a concessionários da exploração multipla das vias; é já visível a degradação do serviço da rede suburbana de Berlim

mais informações sobre a política da Deutsch Bahn:
http://www.wsws.org/articles/2011/feb2011/trai-f03.shtml

Penso que este é o sentido das mortes deste acidente:  que não se transforme um maquinista sem garantias no emprego, com horários sobrecarregados, com formação deficiente, com ameaças de reforma tardia, em bode expiatório das políticas da Deutsch Bahn, dos seus cortes, das suas entregas da exploração a concessionários, das suas economias em investimento em equipamento de segurança.
Recordo que o acidente nos arredores de Bruxelas em janeiro de 2010, tem as mesmas cracteristicas: vários operadores a utilizar as mesmas vias ferreas, um maquinista com pouca experiencia, neve intensa com visibilidade reduzida dos sinais, ausencia de train stop ou controle automático da marcha dos comboios.
Votos de que o governo alemão autorize a Deutsch Bahn a igualizar o tratamento de segurança das infra-estruturas ferroviárias (train stops, ATP automatic train protection, redução dos troços em via única) em todo o território do seu país e que reconsidere a utilização por multipos concessionários operadores das mesmas vias.

Registo dos últimos acidentes na Alemanha:
1998 - Eschede - descarrilamento do ICE devido a teste de rodas - 101 mortos
2000 - Bruhl - descarrilamento - 9 mortos
2003 - Baden-Wurtenberg - colisão - 6 mortos
2006 - Emsland - colisão na via de ensaios do Maglev - 23 mortos






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