terça-feira, 16 de agosto de 2011

Gestão escocesa

Lord P.Rabbit, senhor feudal escocês descendente dos normandos que invadiram a ilha no século  XI, conversava animadamente com Lord A.Belt  of Paramecia, assim chamado desde os tempos do colégio de Eton.
A cena passava-se no clube restrito londrino dos administradores das grandes e pequenas empresas.
Lord Rabbit explicava que todos os dias tomava mais uma medida para a diminuição dos gastos com a ração para o seu gado.
Os ouvintes que nas suas poltronas acompanhavam a peroração, sublinhavam periodicamente o seu agrado com "iéah", como se estivessem no parlamento de Westminster, e erguiam os dedos em "v".
Lord Rabbit, apesar de escocês, não se distinguia dos seus colegas londrinos.
Devia alguma parte do seu exito a Lord Belt, que o apadrinhara no mundo dos administradores. Belt geria 346 empresas, e Rabbit tinha chegado a ser administrador de 124 empresas, sem nunca ter despedido nenhum funcionário, mas em todas aplicou as suas medidas economizadoras.
Rabbit concentrava-se agora na gestão de uma grande exploração de gado e daí a sua ideia de todos os dias ir reduzindo um pouco mais a ração que distribuia.
Assim economizava, reduzindo a despesa mas impedindo a exploração de se desenvolver.
No entanto, pelos aplausos que recolhia no clube, tudo indicava que ignorava a história do seu antepassado escocês que tinha reduzido a palha do seu cavalo até que ele, já habituado a não comer, morreu, certamente por ingratidão para com tão elevada gestão escocesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário