Lamento profundamente a morte por acidente de José Adelino Guerra, ex presidente da ACAPO, com votos de solidariedade para a família e a ACAPO.
Mais do que responsabilizar alguém, interessará antes, para evitar estes acidentes, conseguir que a cultura de todos nós evolua para considerar importantes todos os pormenores que possam constituir obstáculo à acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, como os cegos, ou constituir perigo para a sua integridade física.
A altura e solidez dos parapeitos são muitas vezes negligenciadas. A configuração e a ocupação dos passeios também.
foto do DN |
No caso do acidente (Adelino Guerra tropeçou e o parapeito não foi suficiente para impedir a queda) a altura parece ser inferior a 1,25 metros , altura mínima de segurança em sítios públicos (muitas vezes considera-se indevidamente que 90 cm ou 1,10 m é suficiente, quando o contexto até pode recomendar maior altura, como no caso da ponte de D.Luis, que serve o metro do Porto).
Eu sei o que custou conseguir umas simples guardas ao lado de um dos acessos do metropolitano na estação Belavista para proteção contra quedas para o talude adjacente. Demasiados intervenientes e de nenhum deles dependia a resolução do assunto, que era sempre com outro.
Mas conseguiu-se.
Igualmente eu sei as dificuldades que se levantam a quem quer cumprir a lei europeia de adaptação das estações de metropolitano às pessoas com mobilidade reduzida (na transposição para Portugal, o Plano Nacional para a Promoção das Acessibilidades, de prazo sucessivamente prorrogado).
Dificuldades agora ampliadas coma crise financeira, pese embora a possibilidade de recurso a fundos comunitários.
Mas desejo que a ACAPO e organizações congéneres, como a APD, nunca desistam.
PS em 14 de dezembro: Asduas primeiras fotografias mostram a saída do parque de estacionamento frente à sede da Caixa Geral de Depósitos ao lado do palácio Galveias. Altura do murete: 70 cm. Intolerável.
PS em 14 de dezembro: Asduas primeiras fotografias mostram a saída do parque de estacionamento frente à sede da Caixa Geral de Depósitos ao lado do palácio Galveias. Altura do murete: 70 cm. Intolerável.
Fotografia seguinte: Murete guarda-corpos sobre a via férrea, na estação de metropolitano de Alameda I. Altura do murete: 90 cm. Indesejável.
Sem comentários:
Enviar um comentário