segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cloud computing

'

Precisei de mandar um ficheiro zip com montes de bits e bytes ao meu colega do terceiro gabinete para o lado da saída.
Não coube no email como anexo.
Não estive para despejar para uma “pen”.
Enviei através do Skydrive do Windows Live.
Que fino, estou fazendo cloud computing (ligar os computadores às nuvens - ir à Internet para comunicar com o parceiro da mesma empresa, ou armazenar a informação pessoal em servidor da Internet em vez de utilizar o email interno ou servidores da empresa).
Será que vai acontecer o mesmo que aconteceu com as telecomunicações (tem-se uma taxa de sucesso maior em apanhar um colega por GSM do que pela rede privada da empresa)?
Durante anos os fabricantes das redes telefónicas privadas estiveram surdos aos progressos do GSM, até que já não vale a pena concorrer.
Todos os serviços essenciais da empresa passam pela rede de dados interna da empresa.
Vai passar a ir pela Internet?
Poderemos finalmente aceder em paz e sossego aos nossos dados pessoais/profissionais em qualquer parte do mundo?
Eu, como sou da escola clássica, continuo a advogar, para a comunicação dentro da empresa, um caminho alternativo, mesmo que seja de recurso , ainda que com menor capacidade, para assegurar as ligações ou, pelo menos, as ligações essenciais (uma espécie de serviços mínimos, sem esperar que o ministro da tutela decrete o que são serviços mínimos), para manter o controle estratégico da empresa sobre o seu próprio negócio. Nem que seja através dum par inocente de fios telefónicos pendurado discretamente num cantinho da abóbada da galeria.
Esta se vamos ou não para o cloud computing vão ter os meus amigos informáticos de explicar muito bem, porque não estou a ver o melhor caminho.

'

Sem comentários:

Enviar um comentário