'
Estou um bocado atrapalhado.
O meu colega de Hamburgo vem cá passar a Páscoa e pediu-me elementos sobre os transportes em Lisboa para um trabalho comparativo que está a fazer.
Não sei se vou conseguir reunir as respostas até à Páscoa nem se o MOPCT ou o INE poderão fornecer informações fiáveis.
São as seguintes as perguntas:
1 – Qual a percentagem do custo do transporte (todos os modos incluídos, mesmo o transporte individual) da área metropolitana de Lisboa relativamente ao PIB local da área? (exemplos dados: Hong Kong 5%; Houston 14%)
2 - Qual a densidade de habitantes por hectare? (exemplos dados: Hong Kong 320 pessoas/ha; Houston 9 pess/ha
3 – Qual a correlação entre a quota do transporte colectivo nas deslocações na área metropolitana (contabilizar as deslocações a pé e de bicicleta) e o custo do transporte em percentagem do PIB local?
4 – Qual a correlação entre a quota do transporte colectivo nas deslocações na área metropolitana (contabilizar as deslocações a pé e de bicicleta) e a energia consumida por habitante e por ano?
5 – Quais as quotas do transporte colectivo e do transporte individual (excluir as deslocações a pé e de bicicleta) e qual a transferência de uma para a outra de modo a conseguir-se uma poupança de combustível por passageiro e por ano de 0,5 toneladas equivalentes de petróleo?
Alguém ajuda? Ou vamos ter de esperar pelo inquérito à mobilidade? Eu não sou muito de um diagnóstico exaustivo de uma situação para estudar as soluções, mas há mínimos e, para quem tenha de estudar soluções de planeamento territorial, urbanismo e transportes na área metropolitana de Lisboa, era conveniente ter as respostas a estas questões.
______________________
Sem comentários:
Enviar um comentário