terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A General Electric

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A General Electric, nos anos 70, era o principal fabricante de radiotelefones portáteis e móveis para utilização industrial.
Ultrapassava a Motorola em volume de vendas, apesar desta ter tido o êxito de equipar os astronautas da Lua.
Bruscamente, no fim dos anos 70, o CEO Walker decidiu que o grupo devia desenvolver a componente financeira.
A divisão de radiotelefones foi extinta.
Mr Walker não é considerado, actualmente, tão bom gestor como os gurus da gestão o quiseram apresentar no seu tempo.
Tive a satisfação (isto de ir sobrevivendo às grandes transformações tem esta vantagem) de ver agora o actual CEO da GE a definir uma nova estratégia(mas tão velha, tão velha, vinda já do tempo do homo habilis, anterior ao homo sapiens) : privilegiar a produção de bens úteis que a GE nunca abandonou (geradores de energia eléctrica, locomotivas, turbinas para navios e para aviões, imagiologia médica) e desinvestir na componente financeira e de meios de comunicação social.
Isto é, estão a privilegiar o conteúdo e a utilidade e a subalternizar a imagem e a percepção “vendida”.
E estão a registar lucros , sem atingir o obsceno e sem fazer as tristes figuras da GM.
Aplausos.

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