sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sinfonia dos Salmos de Stravinsky, agora que tanto nos ajudam



Não desistam se não gostarem desta musica à primeira audição.
Insistam, deve insistir-se sempre.
Verão que é muito bonita.
E o texto é muito atual, agora que as entidades detentoras do poder na Europa nos dizem como é que nos devemos organizar, na perspetiva que não considera o coeficiente de Gini e assim transfere o esforço da recuperação, de modo regressivamente mais penoso, para quem menos poder tem.
A literatura religiosa é rica na expressão dos sentimentos que estas situações suscitam, por isso se dizia no tempo dos romanos que a religião cristã era a religião dos pobres.
Eis o primeiro salmo da sinfonia de Stravinsky.
Não transcrevo o segundo e o terceiro; parecem-me ilusórias as manifestações de agradecimento e de esperança em entidades exteriores destes dois salmos, pouco apropriadas ao momento, salvo melhor opinião.


Exaudi orationem meam, Domine                                       Escuta a minha oração, Senhor
et deprecationem meam.                                                     e ouve as minhas suplicas.
Auribus percipe lacrimas meas.                                          Dá ouvidos às minhas lágrimas.
Ne sileas, ne sileas.                                                             Não fiques calado e quieto.
Quoniam advena ego sum                                                  Já que eu sou para ti
apud te et peregrinus,                                                         um estranho e um passante,
sicut omnes patres mei.                                                      assim como os meus pais o foram.
Remitte mihi, ut refrigerer                                                 Poupa-me e deixa-me recuperar
priusquam abeam et amplius non ero.                              antes que eu desapareça e já não exista.

Salmo 38, 13 - 14

1 comentário:

  1. Beneficial info and excellent design you got here! I want to thank you for sharing your ideas and putting the time into the stuff you publish! Great work!

    ResponderEliminar