terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A novela do PET - a canção das vindimas


A televisão não liga, mas ainda há quem se dedique a cantar as canções populares recolhidas e harmonizadas por Fernando Lopes Graça e Michel Giacometti.
E o mesmo para as canções heróicas de Lopes Graça.
Ainda há, até, quem continue a harmonizar e compor canções populares, como Eurico Carrapatoso e Vasco Pierce de Azevedo.
Nunca se consegue erradicar completamente a cultura de um povo.





Não se me dá que vindimem
vinhas que eu já vindimei.
Não se me dá que outros logrem
amores que eu já rejeitei.

Fui um ano à vindima, 
pagaram-me a trinta réis; 
Dei um vintém ao barqueiro, Ai 
Fui p´ra casa com dez réis, 

Dei um vintém ao barqueiro, Ai, 
Fui p'ra casa com dez réis. 
Pela folha da vindima, 
pagaram-me a trinta réis; 

Faço-me desatendida, Ai, 
A mim não me escapa nada,
 Faço-me desatendida, Ai, 
A mim não me escapa nada. 

Estou debaixo da latada, 
nem à sombra, nem ao sol; 
Estou ao pé do meu amor, Ai, 
Nã há regalo maior, 
Estou ao pé do meu amor, Ai, 
Não há regalo maior.

Engraçada, a sabedoria popular, sem ter lido nenhum manual de finanças, identificar claramente que o salário é reduzido de 30 para 10 depois de pagar o transporte. Há que considerar o transporte como um fator de produção e taxar a atividade económica que dele beneficie para financiar as infraestruturas de transporte. Neste caso parece exagerado e mal direcionado, à vindimadora. Antes direcionar a taxa ao transporte privado, não sei se o PET vai direcionar assim ou se prefere castigar a vindimadora.




Por mais voltas que dêem os detentores do poder, a guerra é uma estupidez que mata quem deve produzir.





Acordai,
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis!
Vinde, no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raiz!

Acordai,
raios e tufões
que dormis no ar
e nas multidões!
Vinde incendiar
de astros e canções
as pedras e o mar,
o mundo e os corações!

Acordai!
Acendei
de almas e de sóis
este mar sem cais
nem luz de faróis!
E acordai, depois
das lutas finais,
os nossos heróis
que dormem nos covais
Acordai!

Trata-se de uma canção heróica de Lopes Graça, sobre texto de José Gomes Ferreira. Não será necessário cantá-la agora com a força com que se cantava antes do 25 de abril, mas ainda há razões para cantá-la.








Sem comentários:

Enviar um comentário