quarta-feira, 15 de maio de 2013

Longa vida ao napo , até 2016

Este blogue aplaude a câmara de Nápoles, que lançou recentemente a sua moeda "napo", complementar ao euro, por funcionar como um talão de desconto (permite liquidar 10% de uma compra).
Não é exatamente como o bitcoin ou as cédulas da experiencia de Worgl, mas é seguramente uma moeda de circulação local para estímulo da economia local, representando  a resposta das comunidades locais à perda de empregos e ao arrefecimento da economia, enquanto presumivelmente os senhores engravatados nos gabinetes dos ministérios das finanças estalam de raiva contra este tipo de iniciativas.
Ver experiencias anteriores em:
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/search?q=bitcoin

Penso que uma condição sine qua non para que este tipo de iniciativas resista ao despeito dos senhores governantes seja a realização de um depósito em euros equivalente ao volume de napos que se põe em circulação.
Sendo assim, faz lembrar a anedota do turista que deixou uma nota de 50 euros como reserva num hotel e depois essa nota foi permitindo  o fecho dos negócios pendentes do gerente do hotel com o canalizador, deste com a sua fornecedora de serviços especiais, e desta com o gerente do hotel, até que o turista regresou e levantou a nota porque decidira não ficar na cidade.

É bonito ver a resposta de uma sociedade civil às ameaças do sistema económico europeu.
Desejar-se-ia novas iniciativas, sempre com prazo de validade para estimular a circulação do dinheiro e sempre com uma reserva em euros igual aos montantes em circulação.
Que tal, se o senhor João Jardim se entendesse com todas as forças políticas da sua região e "emitisse" "zarcos"? Ou "açores" nos Açores ou "miranduns" em Bragança?
E "hermínios", aceitam, nesta pastelaria de Viseu?


Ver:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3213743&page=-1

PS em 15 de maio - A informação de hoje é a de que existem 6 mil milhões de euros de faturas por pagar, correspondentes a empresas que fecharam. Sem prejuízo de uma solução ser a  de que o próprio governo atual fala, de acelerar o pagamento das suas compras, seria interessante que este tipo de moeda fosse experimentado para atenuar este desastre. Evidentemente em domínios geográficos bem limitados e com o depósito cativo prévio de euros no montante da moeda "emitida". Mas os publicanos detentores da sabedoria financeira, para além de não gostarem da inovação, têm os seus dogmas refratários...

Sem comentários:

Enviar um comentário