sábado, 18 de maio de 2013

Um navio na minha rua



Um navio feeder (shipfeeder) ao fundo da minha rua.
Navios feeder são os que transportam contentores de um porto principal, onde os grandes porta contentores os descarregam, para portos mais pequenos na sua área de influencia. Podem atingir 10.000 toneladas.
Este virá de Santa Apolónia e irá para Sines, não sei.
Entretanto, vai interessante a polémica sobre o terminal de contentores proposto para a Trafaria.
Os defensores do não fazer nada clamam que o montante do investimento é incompatível com a situação financeira do país.
Os defensores do crescimento dizem que um porto natural como o de Lisboa está a viver claramente abaixo, muito abaixo das suas potencialidades (note-se que só interessa, dado que a capacidade instalada em Portugal para tráfego nacional é já excedentária, crescer em termos de terminai de transhipment, isto é, transbordo de contentores para os tais feeders).
Parece que um terminal na Trafaria é do interesse de um grande operador (não sendo portanto do interesse de outros operadores, daí , provavelmente, parte da polémica), que até estaria disposto a gastar dinheiro na construção do porto.
Parece que o problema estará nos custos de construção da via férrea de ligação ao Poceirão, na falta da terceira travessia ferroviária do Tejo e no percurso Trafaria-Poceirão-Lisboa norte ser superior aopercurso Setubal-Lisboa norte.
Uma das vantagens do porto na Trafaria seria o fecho da Golada, eliminando as perdas de areia na Caparica e melhorando a defesa do estuário do Tejo contra  maremotos.
Assunto interessante, a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário