sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Joseph Joubert

O DN tem o hábito, especialmente saudável em certos dias, de publicar no alto da sua primeira página citações ou pensamentos.
Num destes dias a seguinte citação era de Joseph Joubert:
"Mais vale um debate sem decisão do que uma decisão sem debate"

Interessante, num país em que alguns honestos comentadores públicos se escandalizam com a liberdade de expressão e a tentativa dos cidadãos de participarem em debates públicos sobre temas de interesse público (por exemplo, o traçado da terceira travessia do Tejo ou o destino do parque Mayer) e classificam o debate público como o reino do caos, a citação de Joubert vem a propósito.
Como não conhecia o senhor, pesquisei na Internet que foi contemporaneo de D'Alembert e Diderot e viveu os ideais democráticos da revolução francesa.
Os seus pensamentos, donde graças à dita Internet é fácil extrair as citações, foram publicados por Chateaubriand, com base nos papeis que a viuva recolheu.
História bonita, portanto, e de louvar o pensamento democrático do senhor, que sem ter lido a Sabedoria das multidões, compreendeu que sem debate a tomada de decisão e a solução são sempre menos inteligentes, porque ninguem do grupo é mais inteligente do que o próprio grupo.
É uma lei da bio-sociologia, que me perdoem os autocráticos (não confundir com os autocríticos).

Sem comentários:

Publicar um comentário