quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Worldwide quality living survey

Leio já não sei onde que na Câmara Municipal de Lisboa ficaram radiantes com a classificação de Lisboa no índice do Worldwide quality living survey, 45º em 216.

Entram na avaliação fatores como estabilidade política, criminalidade, cumprimento da lei, acesso a serviços, etc (ver em:

http://www.mercer.com/press-releases/quality-of-living-report-2010#Ranking_Eco_Cities   ).

A empresa que vende estes serviços , como “ observador” ou "observatório", produz avaliações discutíveis e subjetivas, mas acaba por tratar dados que permitem algumas conclusões, donde deveriam sair recomendações.

Acontece que a empresa não faz só a observação e a avaliação da qualidade de vida, mas também faz a classificação das cidades pela qualidade ecológica (eco-city ranking).

Fatores avaliados na qualidade ecológica: disponibilidade de água, reciclagem de lixos, tratamento de esgotos,poluição, congestão de tráfego.

E, infelizmente, neste capítulo, Lisboa não aparece na lista das primeiras 50 cidades, como se pode ver pela lista de fatores.

É pena.

Podiamos ver o assunto em debate alargado, não obstante todas as consultas que a CML vai fazendo.

É verdade que não há muito dinheiro para resolver isto, mas estudar a solução para quando vier a retoma podia fazer-se, embora não pareça ser a opção a seguir.

É pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário