quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Oportunidades de negócio

O primeiro ministro da Turquia tem um sonho.
Como já tem 3 pontes sobre o Bósforo e um tunel ferroviário, vai tentar concretizar um canal que, contornando Istambul/Constantinopla, faça o paralelo com o Bósforo, constituindo um caminho alternativo para o tráfego comercial.
A ideia escandalizou os habituais preocupados com os gastos públicos. considerando a ideia megalómana.
Não discutindo se é megalómana ou não, visto que a sobrevivencia da espécie humana às vezes precisa de ideias assim, seria interessante que as companhias de projeto e de construção civil portuguesas se interessassem por isto.

E, já agora, como se costuma dizer no meio, penso que as empresas de projeto e de construção civil portuguesas deviam pegar já na ideia holandesa de construir uma montanha de 2.000 metros de altitude Na provincia de Flevoland, um dos polders do lago Ayssel (Ijssel).
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2032230/Mountain-Holland-Engineers-brainstorm-ideas-jokey-request-journalist.html
O objetivo é o turismo e a quebra da monotonia da paisagem.
Parece que a estimativa é de 1.700 milhões de m3 de betão armado.
Estimando o m3 de betão armado a 500 euros, preço para amigo, para ganhar o concurso, e com mão de obra barata e muita maquinaria, para não assustar os holandeses, teriamos 850 mil milhões de euros para a obra de toscos.
Temos de concordar que era bom para o PIB e, melhor que isso, para o PBN português.

Sem comentários:

Enviar um comentário