sexta-feira, 1 de junho de 2012

Victoria Grant - Public banking institute

Detesto criancinhas meninos-prodígio.
Não consigo deixar de pensar nos números de circo de bichinhos amestrados.
E contudo, devemos dar atenção e apoio com professores especializados ao menino que consegue tocar peças musicais complexas quase sem estudar a partitura, ou ao que consegue resolver de cabeça uma equação de segundo grau ou o que derrotou um grande mestre de xadrez.
Eu preferiria que não fosse preciso uma menina canadiana de 12 anos como Victoria Grant vir explicar a crise financeira no youtube (conferencia em Filadelfia em 27 de abril de 2012 patrocinada pelo Public Banking Institute), mas na verdade, penso que tambem ela deve ser acompanhada no seu processo educativo de modo a ajudar-nos a resolver a crise.
Primeiro numa pequena noticia perdida na ultima página do DN, depois numa página de uma revista de atualidades televisivas (afinal há inteligencia em quem faz estas revistas), a seguir nas páginas do facebook...
"eu explico-vos por que os bancos privados estão a roubar o povo canadiano e a dívida pública do Canadá a subir. Primeiro o governo financia-se junto dos bancos privados e depois aumenta os impostos para pagar os juros e o serviço da dívida".
Aplicável ao critério do BCE que empresta a juro baixo aos bancos provados para depois estes emprestarem a juros elevados aos governos da UE, não é?

Ver o video em:



Para uma tradução portuguesa ver:
http://originais2010.blogspot.pt/2012/05/victoria-grant-fraude-dos-bancos.html

Engraçado um dos fundadores do banco nacional do Canadá, em 1934, Gerald McGeer, referido por Victoria Grant, ter sido o "mayor" de Vancouver, donde veio o senhor ministro da economia atual. Desde a década de 70 o governo do Canadá  alterou as regras do jogo bancário de modo a fazer frutificar os bancos privados, a emprestar dinheiro que não existe...

Este blogue há muito que apresentou as alternativas das "22 medidas dos economistas aterrados"
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/search?q=aterrorizados

mas a sociedade civil tem ignorado (os economistas aterrados; não eu, claro, que vozes de burro não chegam ao céu).

É curioso ver como a sociedade civil americana, perante o escandalo do assalto de Wall Street ao governo americano (Goldman Sachs, Governman Sachs) se mobiliza em iniciativas como este Public banking institute, de janeiro de 2011.
Inspirado em Thomas Jefferson e nas suas ideias sobre os perigos da banca privada (ver   http://dailybail.com/home/can-we-party-like-its-1776-and-just-start-over-thomas-jeffer.html  ) esta associação visa a criação de bancos públicos (à atenção do senhor primeiro ministro Passos Coelho que queria privatizar a CGD)  e corre o risco de ser acusada de comunista pelo Tea Party e pelo partido republicano.
Assunto a seguir.
Podem ver mais informação sobre o Public banking institute em:
http://publicbankinginstitute.org/about-us.htm

2 comentários: