quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A divida pública



Este blogue tem recomendado, para análise da problemática da dívida pública, o livro de Paulo Trigo Pereira, da coleção da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Saiu recentemente um livro de vários autores, coordenado por Raquel Varela, "Quem paga o Estado Social em Portugal?", ed.Bertrand, com informação abundante e interessantissima sobre o tema.
E com a vantagem de ter uma perspetiva ligeiramente diferente daquela que o "pensamento correto e dominante" nos quer fazer crer.
Por exemplo, aquilo que os senhores ministro e secretário de Estado dos transportes chamam "regalias", como por exemplo o transporte gratuito dos funcionários e familiares de uma empresa de transportes, é classificado no Sistema Europeu de Contas, da Unbião Europeia, como salários. Isto é, "acabar com as regalias", como anunciado pelos senhores governantes é,  para a União Europeia, aliás como ela anunciou logo no inicio do programa da troika, "baixar os salários".
Interessante ainda ver que em Portugal a distribuição da coleta dos impostos foi, em 2010, de 25,3% para o trabalho e de 9,4% para o capital.
Ou a demonstração matemática de que a divida pública é uma forma de acumulação de capital privado ...

Sem comentários:

Enviar um comentário