quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A TDT em outubro de 2012

Volto à vergonha da introdução da TDT em Portugal:
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/search?q=tdt

Numa recente tese de doutoramento em Ciencias da comunicação, na Universidade do Minho, Sergio Denicoli afirmou que a implementção da TDT em Portugal configura indícios de favorecimento de operadores de canais pagos que as autoridades deveriam investigar.

Efetivamente, como anteriormente referido, a nova tecnologia permitia mais canais para substituir os 4 canais gratuitos, mas essa capacidade foi revertida para os operadores de canais pagos.
Poderá ser um caso de cronycapitalism/promiscuidade entre poder politico e poder económico, de que o maior beneficiário terá sido a PT.

É um facto que muita gente de poucos recursos económicos se viu privada do seu entretenimento por não ter capacidade para contratar a televisão paga ou para comprar a nova antena, o cabo e o recetor/amplificador/descodificador necessários para continuar a ver os canais não pagos.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa realizou uma investigação com 23.000 inquéritos recolhidos, tendo concluido que, em Lisboa, 20% de idosos de poucos recursos deixaram de ver televisão.
É uma vergonha e uma crueldade, especialmente quando entidades responsáveis pela passagem do analógico para o digital garantem que ela foi um sucesso.

Parece que somos uma democracia de percentagens, e que desde que a maioria possa ver televisão, a falta de qualidade de vida da minoria que não vê é irrelevante para o poder politico.

É uma vergonha porque a tecnologia permitia evitar isso, e é uma crueldade que se faz às pessoas, sem a desculpa de falta de dinheiro.

PS - Segundo o DN, a PT vai processar Sergio Denicoli por difamação. Provavelmente a PT terá interpretado "indícios de favorecimento" por acusação de corrupção. Independentemente da suscetibilidade da companhia, o que está em causa é a privação da televisão dos idosos sem recursos. E seria aí que a PT, porque efetivamente aumentou as suas receitas graças aos novos clientes com recursos para passar a pagar a TDT, se deveria concentrar, ajudando a resolver os problemas , que  muitas vezes obrigam ao estudo caso a caso para a melhor solução técnica. Não é uma obrigação legal, mas é um princípio básico: uma tecnologia nova deve facultar pelo menos o que a anterior fazia.

Sem comentários:

Enviar um comentário