'
Com a devida vénia ao DN que apresenta hoje o relatório: em 5 anos o número de crimes com armas de fogo subiu de 2546 em 2004 para 7060 em 2009, isto é, triplicou.
Estima-se a existência de 1,4 milhões de armas de fogo legalizadas e de 1,2 milhões ilegais (1 arma para 4 habitantes; tudo o que seja mais do que 1 arma para 10 habitantes é convite ao crime - ver o filme de Michael Moore sobre as armas).
Em 2009 houve 100 assassínios com armas de fogo.
A meio deste período o senhor ministro da administração interna respondia muito ofendido a um deputado da AR que as estatísticas de que dispunha mostravam diminuição de crime (lembram-se da cimeira de Viana do Castelo enquanto dois quarteirões ao lado era assaltada com uma morte uma das principais ourivesarias da cidade?).
Se forem cortadas as verbas para a polícia será mais difícil mudar, e não mudar será convidar de forma cúmplice ao crime, visto estar demonstrada a correlação entre o crime e a falta de meios para o prevenir e combater.
Isto para não falar da correlação entre desemprego e crime.
E da correlação inversa entre nível de preços e desemprego (lei de Philips: para combater a subida dos preços aumenta-se o desemprego)
E da correlação entre o insucesso escolar e o aumento da criminalidade diferido em 3 a 5 anos.
(ver mais informação sobre as correlações do crime com os seus fatores em "Freakonomics, o outro lado da economia" de Steven Levit e Stephen Dubner)
_________________
Sem comentários:
Enviar um comentário