terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mais falas de governantes - a emigração dos jovens desempregados

O cronista do DN, Ferreira Fernandes, chamou a atenção para mais uma forma desagradável de falar de um senhor governante, o senhor secretário de estado da Juventude e Desportos.
Que os jovens desempregados saiam da sua zona de conforto e emigrem.
Sugere o cronista que o salário do senhor governante fosse reduzido   na proporção da juventude empregada relativamente ao total de jovens, no pressuposto de que a juventude desempregada não é objeto do seu  trabalho.
Mas não seria precisa solução tão radical.
Bastaria que o senhor governante, cujo curriculo universitário no estrangeiro é impressionante, tomasse consciencia da forma sobranceira como fala.
Embora qualquer um perceba, mesmo sem ter a formação superior do senhor governante, que a emigração contribui para a redução do desequilibrio da balança de  pagamentos, é muito importante a forma como se dizem as coisas.
Para que não se diga que os senhores governantes falam como comentadores da internet.
Mas será tambem importante pensar no que um suiço explicou há uns anos, quando a comunidade portuguesa na Suiça ainda não era a terceira comunidade estrangeira, com 200.000 cidadãos e cidadãs: Portugal subsidia a Suiça por cada emigrante que lhe envia como fator de produção, no montante correspondente à sua educação e assistencia social até atingir a idade do trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário