quinta-feira, 17 de junho de 2021

Queixa apresentada à senhora Provedora da Justiça pelas inconformidades no processo de aprovação da construção da linha circular

 Por se considerar prejudicado sem fundamento, com a construção e futura exploração da linha circular, um grupo de cidadãos enviou em 19mai2021 à senhora Provedora da Justiça a seguinte queixa:




Excelentíssima Senhora Provedora da Justiça                                    provedor@provedor-jus.pt

 

 

Submetemos à apreciação de V.Exa a presente queixa, por considerarmos que foram prejudicados  interesses coletivos por atuação ou omissões de poderes públicos, durante o processo do projeto, consulta pública e aprovação da construção da linha circular do metropolitano de Lisboa.

Dada alguma complexidade técnica do assunto, resolvemos juntar dois anexos.

No anexo I encontra-se a identificação e a descrição dos motivos da queixa, antecedentes, o resumo das inconformidades do processo e sugestões.

No anexo II  encontram-se ligações para extensa argumentação técnica contra este projeto de linha circular.

Relevamos, desde já, a recusa, que reputamos inconstitucional, de fornecimento da informação completa sobre os estudos alegadamente justificadores da opção linha circular, e o desrespeito do XXII Governo e do Metropolitano de Lisboa pelas decisões da Assembleia da República (ao desobedecer aos artigos 282 e 283 da lei 2/2020) e da Assembleia Municipal (ao insistir no não fornecimento dos estudos).

Ficamos ao dispor para eventuais esclarecimentos.

 

Lisboa, 19 de maio de 2021

 

Os solicitantes:_

 

(10 assinaturas)

 

          ANEXO  I     -    Identificação da queixa, descrição dos motivos da queixa, antecedentes, resumo das inconformidades e sugestões

 

 

Assunto: Queixa por decisão do XXII Governo e da Câmara Municipal de Lisboa em prosseguir a construção de uma linha circular do Metropolitano de Lisboa com desrespeito pela lei 2/2020, fundamentada em EIA e TUA com inconformidades e configurando uma ação discriminatória e arbitrária em relação aos utilizadores das estações da linha de Odivelas e de Telheiras, e aos moradores da colina da Estrela. Os poderes públicos omitiram o respeito pela lei da Assembleia da República, a consideração dos argumentos técnicos que apontaram os erros da fundamentação, e a disponibilização dos documentos técnicos justificadores do EIA e TUA.

 

Ação que motiva a queixa: Transformação das linhas verde e amarela numa linha circular através da construção de ligação entre as estações Rato e Cais do Sodré, de novos viadutos junto da estação Campo Grande e deslocação dos cais sul desta para nascente, quebrando a ligação direta das estações da linha de Odivelas e de Telheiras ao centro da cidade e promovendo a escavação nos terrenos da colina da Estrela que pela sua natureza requerem rigorosa monitorização das condições de segurança do edificado.

 

Signatários: Os signatários pretendem interpretar a oposição manifestada desde o anúncio da construção da linha circular em 2016 pelos cidadãos e cidadãs que assinaram as petições à Assembleia da República contra a construção e promoveram numerosas sessões de esclarecimento com os pareceres técnicos que contrariam a argumentação apresentada como justificadora da linha circular. Entre os signatários encontram-se utilizadores do metropolitano, moradores das áreas afetadas e técnicos da especialidade de Transportes.

 

Antecedentes:

2009 - o então MOPTC promoveu, com o apoio da administração do Metropolitano de Lisboa, do departamento de projeto da FERCONSULT e de um gabinete de consultoria, um plano de expansão da rede de metro que cobria a parte norte da cidade, Alcantara, Loures e Sacavem e que já incluía uma linha circular, sendo aprovado em reunião de câmaras da área metropolitana, embora não sujeito a consulta pública

2010 – dado que o plano tinha sido elaborado sem a participação de técnicos com experiência em operação e manutenção do metro, foi feita a crítica desse ponto de vista (https://fcsseratostenes.blogspot.pt/2010/01/as-pontes-de-koenigsberg-ou-um-ponto-de.html)

2016 – o Ministério do Ambiente, a CML e o Metropolitano de Lisboa apresentam o projeto da linha circular com ligeiras alterações relativamente ao plano de 2009 prescindindo dos restantes prolongamentos por razões financeiras

2017, janeiro – envio ao Min.Amb e à CML de documentação com os inconvenientes da linha circular   

2017, maio – Assembleia Municipal da CML com apresentação por vários técnicos, cidadãos e deputados municipais dos argumentos contrários à linha circular; exceção para o prof Alvaro Costa que tinha colaborado na preparação do mapa de 2009, do presidente da CML e de deputado do PS (https://www.youtube.com/watch?v=YL-lOp_LLQg )

2017, julho – Entrega na AR da Petição 364/XIII/2 promovida pela Câmara Municipal de Loures com cerca de 30000 assinaturas para a expansão do metro a Loures

https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePeticao.aspx?BID=13045

 

2018 – realização de sessões de debate e esclarecimento com a apresentação dos argumentos contra a linha circular, em associações de moradores e juntas de freguesia

2018, maio  - Audição do presidente da câmara municipal de Loures na CEIOPH rejeitando a linha circular

https://www.cm-loures.pt/noticia.aspx?displayid=3987

 

2018, setembro – entrega de documentação justificando a oposição à linha circular na secretaria do secretário de Estado do Ambiente

2019, janeiro – deposição no Gabinete de Interesses Difusos de participação de ilegalidade dos procedimentos para o TUA que fundamentou a linha circular e de prejuízo para o interesse coletivo 

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/01/copia-da-carta-recebida-de-uma-senhora.html

2019, julho – aprovação pela Assembleia da República da Resolução 167/2019 recomendando ao XXI Governo a suspensão da linha circular e o estudo de um plano de mobilidade da AML

2019, julho – sessão pública de divulgação do EIA – comunicadas sem seguimento as inconformidades do EIA e aditamento

2019, outubro - assembleia municipal da CML declaração pedindo a suspensão da atribuição de prioridades a linhas e propondo a realização de um plano de mobilidade da AML

https://www.am-lisboa.pt/documentos/1570636293I2cUK6ce9Jm47BB4.pdf

2020, março – audição por deputados da AR dos proponentes da petição 612/XIII/4 do movimento  “contraofimdalinhamarela”contra a linha circular

https://www.facebook.com/ContraoFimdaLinhaAmarela/videos/206917357204024 

https://www.facebook.com/ContraoFimdaLinhaAmarela/videos/347722436143200

http://fcsseratostens.bloegspot.com/2020/03/caro-colega-antes-de-mais-peco-desculpa.html

 

2020, março - aprovação pela AR da lei 2/2020 do orçamento do Estado que nos artigos 282 e  

                       283 manda suspender a construção da linha circular, estudar o prolongamento para

                       Alcantara, estudar um plano de mobilidade para a AML e dotar as estações com

                       meios de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida        http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/06/considerando-que-os-mapas-de-despesa-do.html

 

2020, março - email enviado ao senhor secretário de estado da Mobilidade

        http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/email-para-o-senhor-secretario-de.html

 

2020, abril – análise da argumentação do senhor ministro do Ambiente, recordatória que o PAMUS de 2016 da CML não referia a linha circular

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/04/sobre-insistencia-do-senhor-ministro-do.html

 

2020, novembro - Recomendação 122/04 (8ªCP) da Assembleia Municipal da CML  sobre a petição 25/2018       ( pedido ao metro para entregar o estudo de procura que fundamentou a linha circular e que estude soluções alternativas)                            

https://www.am-lisboa.pt/documentos/1603977782J2jQR6lk8Bw63QY5.pdf

2021, fevereiro  - pedido ao Tribunal de Contas informação sobre a compatibilização dos vistos para os contratos dos 3 lotes de construção da linha circular, o primeiro ainda em 2020, face à lei 2/2020   http://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/02/mensagem-enviada-ao-tribunal-de-contas.html

 

 

Resumo do que se considera atuação injusta dos poderes públicos

Desde que conhecida a intenção de construção da linha circular que foram tornados públicos os seus inconvenientes, nomeadamente através das petições à AR e documentação entregue no Min.Ambiente e na CML.

Sistematicamente foram recusados todos os argumentos apresentados contra a linha circular e recusada qualquer alteração e garantia de que sejam permanentes e extensíveis ao edificado a mais de 25m a monitorização da instrumentação de deteção de assentamentos na colina da Estrela e a disponibilidade de equipas para intervenção imediata para correção de assentamentos por injeção de cimento e pregagens.

Foram denunciadas as inconformidades do EIA e TUA, nomeadamente:

- o argumento da correspondência com a linha de Cascais na estação Cais do Sodré para mais rápido acesso à zona da Avenida da República, quando a correspondência em Alcântara Mar seria mais rápida e quando o comboio suburbano serve melhor aquela zona do que o transporte fluvial,

- a falsidade de que são atualmente necessários 2 transbordos de Cais do Sodré para a Avenida da República e para o Marquês de Pombal quando basta 1

- a falsidade que uma linha circular permite maiores frequências do que  linhas com términos de inversão alternada

- a abusiva afirmação que o EIA era compatível com o PROTAML2002 , em vigor, quando este tinha inscrito o prolongamento pra Alcântara

- a omissão de que a fiabilidade de operação de uma linha circular é inferior à de duas linhas de serviço equivalente (razão pela qual a linha circular de Londres foi transformada em espiral em 2009)

- pouca consistência do critério de estimativa de procura pelo aumento da atratividade da linha circular para demover os utilizadores do transporte individual (trata-se de um critério válido, mas não é o único e deve ser utilizado com prudencia, considerando fatores como a necessidade de incentivos para redução do transporte individual, o equilíbrio entre zonas de  urbanismo e de organização do território)

- a discriminação arbitrária relativamente aos 18 milhões de utilizadores das estações da linha de Odivelas quando comparados com os 16 milhões de utilizadores da estação Cais do Sodré (números de 2016 em que se baseou o estudo de procura em que se basearam o EIA e o TUA)

- a omissão da disponibilização do estudo de procura que fundamentou o EIA e o TUA, anotando-se no entanto que o simples crescimento do número de passageiros depois de 2016 sem qualquer prolongamento foi equivalente ao estimado aumento de procura devido à linha circular

 

Sugestões para o que se considera o prosseguimento justo

Aparentemente, dadas as incorreções de procedimento e as omissões dos poderes públicos, a simples declaração formal e pública da confirmação dessas faltas e omissões e a clara identificação dos seus autores será uma ação justa.

Mas a importância da problemática da mobilidade na AML e das suas implicações na organização do território, na economia e na gestão energética e das emissões poluentes justificarão uma análise mais fina.

Sugere-se, sem prejuízo de alternativa que seja entendida como mais correta, a nomeação de um grupo de trabalho interdisciplinar, com participação da CCRLVT, AML e metro, sob coordenação da Ordem dos Engenheiros, aberto a participação cidadã e apresentação pública periódica do avanço dos trabalhos e apresentação final no prazo de 6 meses à AR, para:

- avaliação ex post do objeto e eventual renegociação dos contratos dos 1º lote (Rato-Santos) e 2º lote (Santos-Cais do Sodré)

- anulação imediata do contrato do 3º lote (novos viadutos e deslocação dos cais sul de Campo Grande), considerando a grave agressão à arquitetura do conjunto, à necessidade de monitorização mais frequente dos aparelhos dos viadutos, maior desgaste e necessidade de manutenção da via e maior incomodidade para os passageiros (devido às curvas apertadas e inclinação dos novos aparelhos de mudança de via )

- avaliação do projeto de ligação a Alcântara Terra, atualmente em desenvolvimento no metropolitano sem participação pública, para correspondência com a linha de Cascais

- avaliação dos restantes mandados dos artigos 282 e 283 da lei 2/2020, incluindo o plano de mobilidade da AML e prováveis conflitos com o protocolo entre as câmaras de Lisboa, Oeiras e Loures para o LRT/LIOS, eventualmente com recurso à contratação de consultores por concurso internacional

Nota importante: No caso de se concluir pela impossibilidade de reversão da totalidade do projeto da linha circular, sugere-se que ao menos se evite a agressão arquitetónica na zona do Campo Grande prescindindo-se do 3ºlote (cerca de 20 milhões de euros, novos viadutos e deslocação para nascente dos cais sul).

As funcionalidades definidas no EIA e TUA inerentes à ligação Rato-Cais do Sodré não serão nesse caso afetadas, nem mesmo em termos de número de comboios e sua frequência, mantendo-se a ligação direta Cais do Sodré-zona de toda a Avenida da República. Será a solução de linha em espiral, como aconteceu em Londres com a linha circular em 2009.

Apenas se manterá a necessidade atual de transbordo na estação Campo Grande nos pares origem-destino entre a zona a norte da estação Saldanha e a zona a norte da estação Alameda, o que não é relevante no cômputo geral. A eventual compensação para o adjudicatário poderá consistir na remodelação da estação para suportar os meios de acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida; e para os utilizadores da linha de Odivelas na poupança de tempo por evitarem o transbordo (admitindo que metade dos passageiros contabilizados no EIA não faziam transbordo em Campo Grande: (18/2) milhões de passageiros por ano x 8 minutos x (1/60) x 7€/h = 8,4 milhões de euros por ano).  

Há ainda a considerar para os utilizadores os tempos de impedimento da ligação Campo Grande- Alvalade pela reconstrução dos cais sul e da ligação Campo Grande-Cidade Universitária pela inserção dos novos viadutos, o que valida, em termos de análise de custos benefícios, esta proposta.

 

 

 

Referências

Para além das ligações no texto anterior, a evolução de todo o processo está documentada nas referências que se listam no Anexo II

 


 

                               ANEXO  II - LIGAÇÕES PARA DOCUMENTAÇÃO SOBRE O PROLONGAMENTO RATO-CAIS DO SODRÉ E ALTERAÇÕES EM CAMPO GRANDE       ( lista completa em  http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/01/ultima-tentativa-ultima-chamada-da.html  )

 

 

 

·         janeiro de 2010, Expansão do metropolitano:

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/01/as-pontes-de-koenigsberg-ou-um-ponto-de.html

·        janeiro de 2011, Sugestões ao metropolitano, (ver págs 18-21):

https://1drv.ms/w/s!  Al9_rthOlbweiiOCBqfF3dfltrbk

·        Documentação enviada ao Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa e Grupos Parlamentares

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2017/01/a-expansao-da-linha-amarela-do.html

·        Documentação enviada à Assembleia Municipal da CML

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2017/11/a-expansao-da-rede-do-metropolitano-de.html

·        Análise dos novos viadutos de Campo Grande e de alternativas para Alcântara; lista de ligações para documentação de 2010 a 2021

http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/01/ultima-tentativa-ultima-chamada-da.html

·        Sugestões para alterações do plano de 2009      

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/04/plano-de-expansao-do-metropolitano-zona.html

       PPT 3abr2018 Ordem dos Engenheiros         https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbweih5IWO3ANff3kMxA

       Manual condensado de transportes metropolitanos                https://1drv.ms/b/s!Al9_rthOlbwehWMdmBJ_Q06Wk7XH

      PPTSoc.Geog.2017                       https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwehV60JDEwiCKZfiID

       Assembleia municipal 17mai2017 https://www.youtube.com/watch?v=YL-lOp_LLQg

       PPT planeamento 11jul2018         https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwejGXHKicabX49xu4n

       PPT SEAAmb  mai2018                https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwejGfY5MNhtZ6B9aaf

       Parecer EIA 17ago2018                https://1drv.ms/w/s!Al9_rthOlbwenyeH3TESpQX126P0  

       Email para SEAAmb 17set2018    https://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/10/o-plano-de-expansao-do-metropolitano-de.html 

       Apresentação na Casa da Juventude de Odivelas em 22 de outubro de 2018:

https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbweqQjmbzfBwptTPMQU

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/10/apresentacao-na-casa-da-juventude-de.html

·         Modos complementares:

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/10/lisbon-mobi-summit-shuttles-autonomos.html

·         Apresentações em Telheiras 20nov2018      

https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwerSSgD3CMjYs4nz1I

       Queixa por ilegalidade do TUA:        https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/01/copia-da-carta-recebida-de-uma-senhora.html

·         Apresentação na Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras 1fev2019

https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwerSMlQbFlzvi79t6f

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/02/mais-uma-apresentacao-sobre-linha.html

·        Email para o senhor presidente da câmara de Odivelas:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/email-para-o-sr-presidente-da-camara-de.html

Comentários ao artigo do senhor Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/comentario-ao-artigo-metro-e-mitos-no.html

 

·        Email para o sr Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade:  
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/email-para-o-sr-secretario-de-estado.html

·        Decisão do ministério do ambiente sobre a injeção de comboios da linha de Odivelas na linha circular:

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/mais-um-problema-topologico-no-plano-de.html

·        linha circular e linha de Odivelas - quadros Excel com hipóteses de exploração e cálculo de intervalos:

https://1drv.ms/x/s!Al9_rthOlbwerSC7U0eJCXfhaOf3
·         Estudo de hipóteses de exploração das linhas de Odivelas e circular

https://1drv.ms/f/s!Al9_rthOlbwerSVHPNXoe5zGDn9v

·         Apresentação Junta Freguesia Estrela, powerpoint "Da Estrela ao Cais do Sodré" sobre as dificuldades construtivas na sessão de 9 de março de 2019:   
              
https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwerSHNppWO9hXPHKDH

·        Powerpoint do prof.Mario Lopes na sessão de 9 de março:        
https://1drv.ms/p/s!Al9_rthOlbwerSKS0nzfGiQndw0Y

·        Email para o presidente da junta de freguesia da Estrela a propósito da sessão de 9 de março:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/03/email-para-o-presidente-da-junta-de.html

·        Esboço de plano de expansão do metropolitano na AML, abril e maio 2019:

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/04/plano-de-expansao-do-metropolitano-zona.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/05/esboco-de-plano-de-expansao-do.html

  • 2019, 10 de setembro, Resolução 167/2019 da AR recomendando ao governo a suspensão da linha circular e a elaboração de um plano de mobilidade
  •  2020, 31 de março, aprovação pela AR da lei 2/2020 do orçamento do Estado que nos artigos 282 e 283 manda suspender a construção da linha circular, estudar o prolongamento para Alcântara, estudar um plano de mobilidade para a AML e dotar as estações com meios de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida            http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/06/considerando-que-os-mapas-de-despesa-do.html
  • 2020, 6 de maio, assinatura do contrato do 1º lote (toscos Rato-Santos)
  • 2020, 27 de junho, visto favorável do Tribunal de Contas sobre o contrato do 1º lote

·        Recomendação 122/04 (8ªCP) da Assembleia Municipal da CML de julho de 2020 sobre a petição 25/2018   ( pedido ao metro para entregar o estudo de procura que fundamentou a linha circular e que estude soluções alternativas)                       

https://www.am-lisboa.pt/documentos/1603977782J2jQR6lk8Bw63QY5.pdf

·        Recape da construção dos toscos da linha circular (inclui traçado do LIOS e do prolongamento da linha vermelha)

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/02/consulta-publica-do-recape-da.html

·        2021, fevereiro, pedido ao Tribunal de Contas informação sobre a compatibilização dos vistos para os contratos dos 3 lotes de construção da linha circular, o primeiro ainda em 2020, face à lei 2/2020        
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/02/mensagem-enviada-ao-tribunal-de-contas.html

 

INFORMAÇÃO ADICIONAL

 

http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/03/audicao-do-presidente-do-metropolitano.html
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/04/expansao-do-metro.html
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/04/debate-na-ordem-dos-engenheiros-em-3-de.html
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/04/entrevista-de-fernando-medina-no-dn-de.html
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2018/04/a-querenca-do-plano-de-expansao-do.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com.es/2018/04/ainda-expansao-do-metro-caro-colega-e.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/09/lisbon-mobi-summit-uma-pequena-analise.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/01/porque-gostam-tanto-os-decisores-do.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/01/passadeira-de-peoes-no-cais-do-sodre-e.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/02/mais-uma-apresentacao-sobre-linha.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/05/uma-sessao-na-assembleia-municipal-de.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/a-mobilidade-nas-cidades-programa-pros.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/vou-escrevendo-sobre-o-metropolitano.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/ao-senhor-ministro-do-ambiente.html
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/debate-em-de-julho-de-2019-na-ar-sobre.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/para-entender-o-debate-na-ar-em-5-de.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/07/debate-de-5-de-julho-de-2019-na-ar.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/08/ainda-comparacao-entre-linhas_35.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/09/entrevista-ao-sr-presidente-do-metro-em.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/09/ainda-o-protaml2002-e-linha-circular-do.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/10/comparacao-de-carateristicas-de-modos.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/10/a-mobilidade-como-servico-maas-e-ja.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/10/planear-mobilidade-urbana-designio.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/11/a-linha-circular-do-metropolitano-de.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/11/brainstorming-para-cais-do-sodre-e-para.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/12/sobre-gratuitidade-dos-transportes.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/a-circular-da-nossa-discordia.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/planeamento-estrategico-na-area.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/comentario-ao-artigo-servir-loures-com.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/o-metro-ferrovia-o-aeroporto-do-montijo.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/planos-de-expansao-do-metropolitano-de.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/sessao-na-ordem-dos-economistas-em.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/email-para-o-senhor-secretario-de.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/caro-colega-antes-de-mais-peco-desculpa.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/suspensao-da-linha-circular-do-metro.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/pouco-depois-da-noticia-sobre-reuniao.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/03/sugestoes-no-seguimento-da-aprovacao-da.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/04/ainda-os-sump-aos-2-de-abril-de-2020.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/04/sobre-insistencia-do-senhor-ministro-do.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/05/sugestoes-para-expansao-do.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/05/audicao-em-12-de-maio-de-2020-na.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/08/tres-camaras-da-aml-anunciaram-uma-nova.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/08/se-quiserem-ligar-linha-de-cascais.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/09/mensagem-enviada-senhora-presidente-do.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/09/do-erro-com-que-temos-de-conviver-ao.html

https://www.publico.pt/2020/10/06/local/noticia/metro-superficie-loures-odivelas-1933775

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/10/mais-um-protocolo-das-camaras-de-loures.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/12/noticias-do-metropolitano-de-lisboa.html





Recebemos em 28mai2021 a seguinte resposta da senhora Provedora Adjunta, escusando-se a dar seguimento à queixa, invocando a não competência para fiscalização das ações do governo, excetuando as administrativas:



Ex.mo Senhor Fernando Santos e Silva 

 santos.silva45@hotmail.com 

Sua referência 

Sua comunicação 

Nossa referência S-PdJ/2021/17795 – 28-05-2021 Q/5405/2021 (UT1) 

Assunto: Plano de Expansão da rede do Metropolitano de Lisboa – a Linha Circular da estação do Rato à estação do Cais do Sodré. 

 Recebemos a queixa que V. Exas. fizeram chegar ao Provedor de Justiça, órgão do Estado com as competências definidas no respetivo Estatuto ( O diploma consolidado pode ser consultado em: https://www.provedor-jus.pt/site/public/archive/doc/Estatuto_do_Provedor_de_Justica.pdf) , cuja ação tem apenas natureza persuasória, sendo baseada em propostas ou recomendações, não possuindo poderes vinculativos. 

Nos termos expostos, V. Exas. opõem-se ao projeto relativo à Linha Circular do Metropolitano de Lisboa, obras que tem por objetivo ligar o Rato ao Cais do Sodré, obtendo-se assim uma linha circular a partir do Campo Grande com as linhas Verde e Amarela, passando as restantes linhas a funcionar como radiais: linha Amarela, de Odivelas a Telheiras; linha Azul, de Reboleira a Santa Apolónia; e linha Vermelha, de S. Sebastião ao Aeroporto. 

Serão ainda criadas uma nova linha Verde e duas novas estações, a saber: Estrela e Santos. 

V. Exas. contestam que, não obstante a oposição manifestada, tivesse sido decidido que as linhas Verde e Amarela fossem substituídas pela linha circular, quebrando a ligação direta das estações da linha de Odivelas e de Telheiras ao centro da cidade. 

Todavia, mesmo que o trajeto definido para expansão do metropolitano não tenha merecido consenso, trata-se de decisão que ultrapassa o âmbito de atuação do Provedor de Justiça. 

Ex.mo Senhor Fernando Santos e Silva, 

Peço que tenha presente que, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 22.º do mencionado Estatuto, «ficam excluídos dos poderes de inspecção e fiscalização do Provedor de Justiça os órgãos de soberania, as Assembleias Legislativas Regionais e os Governos próprios das Regiões Autónomas, com excepção da sua actividade administrativa». 

Com efeito, uma vez que o Governo tem competências política e administrativa, é necessário apurar se uma determinada decisão decorre da função política ou da atividade administrativa do Governo, sendo certo que apenas esta está submetida ao âmbito de atuação do Provedor de Justiça. No caso concreto, não pode este órgão do Estado avaliar ou emitir juízos sobre identificação das necessidades coletivas nem sobre a definição política das soluções adequadas para as satisfazer. De outro modo, estaria a ultrapassar o estrito campo da legalidade e os critérios de justiça definidos constitucionalmente.

 Lamentando que não possamos intervir como V. Exas. pretendiam, resta-me apresentar-lhe os meus melhores cumprimentos, 


A Provedora-Adjunta




Considerando que a decisão de avançar com a construção da linha circular em 2020 foi uma decisão administrativa do XXII governo, mas envolvendo duas entidades da administração indireta, o metropolitano e a CML, portanto no âmbito das competências de fiscalização da Provedoria de Justiça, decidimos enviar à senhora Provedora Adjunta a seguinte resposta, reformulando a queixa segundo os parâmetros jurídicos da resposta da senhora Provedora Adjunta:


 Exma Senhora Provedora-Adjunta

 

 

V.referência:   S-PdJ/2021/17795 – 28-05-2021 Q/5405/2021 (UT1)

Assunto: queixa sobre a construção da linha circular do metro

 

 

 

Damos por recebida a vossa resposta de 28 de maio relativa à queixa que apresentámos por considerarmos injusto para os interesses de cidadãos o processo de construção da linha circular do metro.

Cumpre-nos agradecer a presteza na resposta, bem como a sua clareza. Infelizmente, temos já experiência em assuntos desta natureza de não recebermos de entidades públicas sequer nota de receção do pedido. Por isso expressamos os nossos agradecimentos.

Efetivamente, ao decidirmos apresentar a queixa, hesitámos se não deveríamos antes solicitar ao Ministério Público a análise de um caso de desrespeito de uma lei, a 2/2020, por parte de duas entidades da Administração Pública, o Metropolitano de Lisboa (assim classificado, enquanto administração indireta do Estado , pela DGAEP) e a Câmara Municipal de Lisboa (classificado como administração autónoma local pela mesma DGAEP), ao obterem, ainda em 2020, portanto dentro do prazo da lei, o visto do Tribunal de Contas para o contrato do 1º lote  de construção da linha circular (troço Rato-Santos).

Considerámos porém que competiria à Assembleia da República, como entidade emissora da lei 2/2020 e como entidade detentora das competências:

·        legislativa relativamente às bases do ordenamento do território e do urbanismo conforme o art.165.z) da CRP (sendo a mobilidade um fator chave no âmbito do ordenamento do território, conforme expresso no caso de Lisboa pelo PROTAML),

·        fiscalizadora do poder executivo, estando em causa decisões deste comprometendo o bom uso dos dinheiros públicos,

desenvolver os necessários procedimentos.

Não tendo os deputados da Assembleia da República entendido proceder da forma supracitada, optámos por nos dirigir à Provedoria da Justiça.

Cometemos no entanto o erro de, valorizando as questões técnicas e a argumentação técnica, entendidas no domínio da engenharia de transportes, centrar as nossas preocupações nas ações do próprio Governo, que, como nos esclareceu, não pode ser alvo de fiscalização pelo Provedor, não sendo portanto atendível uma recomendação crítica dessas mesmas ações.

Nestas circunstâncias, atentámos na natureza administrativa das ações do Metropolitano e da CML reveladas desde 2009 ao produzirem um plano de expansão da rede de metro sem a necessária discussão pública, antes obtendo a aprovação de câmaras limítrofes para as expansões desejadas, como sucedeu em 2011 e recentemente com o protocolo com as câmaras de Loures e de Oeiras. Acresce que é o próprio senhor ministro da tutela que vem reiterar que a decisão sobre novos traçados da rede de transportes coletivos compete às autarquias da AML, o que tem sido mais evidente, e tecnicamente mais eficiente, na AMP.

Vimos portanto reformular a nossa queixa, de forma que julgámos compatível com o determinado no Estatuto do Provedor, solicitando respeitosamente a ponderação pela Provedoria da emissão de recomendação, naturalmente sem efeitos vinculativos mas que teria o devido impacto social, que considere os seguintes pontos:

1 – são prejudicados os interesses difusos dos utilizadores do Metropolitano da linha de Odivelas e de Telheiras, alvo de um tratamento discriminatório, obrigando-os a despender tempos de viagem superiores, sem que daí resultem benefícios demonstráveis para outros utilizadores, designadamente os da linha de Cascais, cujos interesses seriam melhor servidos através do prolongamento das linhas amarela ou vermelha até à estação de Alcântara Mar (com troço final em viaduto) em vez de os conduzirem para a linha circular pela estação do Cais do Sodré

2 – é incompreensível que um projeto que foi rejeitado em todas as frentes após o seu anúncio, e baseado num plano de 2009 que não foi submetido a discussão pública, se mantenha na agenda do Metro, que nem sequer se dá ao trabalho de facultar o estudo justificativo que afirma possuir e que, após inúmeras insistências, recusa tornar público. Ou seja, num aparente gesto de “quando não se sabe o que dizer, fica-se pelo segredo”

3 – se a linha circular no seu todo está a ser imposta contra a vontade de utentes e deliberações de instâncias democráticas, pior ainda é o que está previsto no 3º lote do projeto, cuja anulação era possível e permitiria evitar um mal maior, podendo o Metro prescindir da construção dos 2 novos viadutos no Campo Grande e da deslocação do cais sul existente para nascente, evitando-se todos os inconvenientes paisagísticos e técnicos dessa intervenção e as deficientes condições de exploração subsequentes. Neste sentido, as duas novas estações Estrela e Santos manter-se-iam, mas a nova linha resultante formaria um laço em vez de ficar fechada em anel. Excetuar-se-ia dessa anulação o que estiver no contrato no sentido da adaptação da estação Campo Grande para a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida

4 – considerando as condições desfavoráveis dos terrenos da colina da Estrela, sugere-se ampliar o limite da instrumentação para monitorização das condições de segurança do edificado de 25 metros, conforme especificado no RECAPE e no projeto, para 100 metros

5 - dada a falta de consenso sobre a calendarização da expansão das redes de transporte coletivo e a ausência de um plano de mobilidade no âmbito atualizado do PROTAML, sugere-se o lançamento pela AML de um concurso público internacional, eventualmente com apoio técnico do mecanismo CEF (o esquema de transportes da área metropolitana de uma capital deve ser estudado em articulação com as suas ligações à Europa)

6 – sugere-se  rápida operacionalização pelo Metropolitano das obras necessárias à adaptação das estações que ainda não o estejam à acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida

7 – satisfação pelo Metropolitano, caso ainda o não tenha feito, da disponibilização à Assembleia Municipal de Lisboa do estudo de procura e viabilidade que fundamentou o EIA da linha circular, conforme oportunamente solicitado por esta.

 

Ficando ao dispor, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

 

Lisboa, 5 de junho de 2021

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