sábado, 3 de dezembro de 2011

Salvamento dos pescadores de Caxinas em 2 de dezembro de 2011

Este blogue congratula-se com o salvamento dos pescadores do Virgem do Sameiro, de Caxinas.
Ainda bem que a embarcação afundada tinha uma balsa que aguentou os náufragos durante 3 dias.
Ainda bem que ainda há meios humanos e aéreos para o resgate por helicoptero, e que já têm um honroso historial de salvamentos.
Mas lamenta-se o tratamento emotivo pelos meios de comunicação social, em detrimento da chamada de atenção para o rigoroso cumprimento das medidas de segurança.
Intitular a reportagem do salvamento como milagre não ajuda nada à criação da cultura de segurança marítima que é necessário desenvolver.
Ver anterior texto:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/06/seguranca-no-mar-pode-acontecer.html

Mais uma vez se salienta a reclamação da Associação pró maior segurança dos homens do mar, expressa pelo seu presidente José Festas, no sentido de garantir o equipamento das embarcações de pesca com radio balizas EPIRB de alarme automático e localização por GPS.
É evidente que é um sistema caro e que exige formação aos pescadores.
Mas, para alem das balsas e dos procedimentos corretos de manutenção das embarcações, são , juntamente com os coletes de segurança e os fatos térmicos, equipamentos essenciais, e teriam evitado, com grande probabilidade, as mortes ocorridas nos naufrágios do Salgueirinha em Aveiro em outubro de 2004, do Luz do Sameiro na Nazaré em dezembro de 2006 e do Rosamar na Galiza em dezembro de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário